Como instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados

Se você precisa de um servidor http otimizado para usar no seu sistema, veja como instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados.

O Nginx é outro servidor Web tão popular quanto o Apache HTTP Server. Escrito por Igor Sysoev desde 2005, o Nginx é um servidor proxy HTTP e reverso, bem como um servidor de proxy de email.

Sim. O Nginx é um servidor web popular, gratuito e de código aberto, que também pode ser usado como proxy reverso, balanceador de carga, proxy de correio e cache HTTP.

Ele é um servidor web rápido, leve, e com inúmeras possibilidades de configuração para melhor performance. Nginx é usado por um grande número de sites populares em todo o mundo, principalmente por ser um servidor Web altamente útil para sites de tráfego pesado.

E este é um guia passo a passo para iniciantes que mostra como instalar a versão mais recente do servidor web Nginx (linha Mainline ou Stable) no Ubuntu 22.04 Desktop ou Server.

Como instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados

Como instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados
Como instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados

Para obter uma versão funcional do Nginx no Ubuntu e derivados, o usuário pode executar o comando sudo apt install nginx-full para instalá-lo a partir do repositório do sistema Ubuntu, que, no entanto, é sempre antigo.

Dito isso, para instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados, siga os passo abaixo.

Linha Mainline vs Stable

Existem 2 séries de lançamentos Nginx para escolha. Eles são Mainline com recursos mais recentes e Stable, que é um pouco antigo em número de versão. Escolha qualquer um deles antes de começar.

  • Mainline – Inclui os recursos e correções de bugs mais recentes e está sempre atualizado. É confiável, mas pode incluir alguns módulos experimentais e também pode conter alguns novos bugs.
  • Estável – Não inclui todos os recursos mais recentes, mas possui correções de bugs críticos que são sempre transferidos para a versão principal.

Para instalar a versão mais recente, existem 2 maneiras de instalar o servidor web. Além de compilar a partir do código-fonte, eles incluem o Ubuntu PPA e o repositório oficial do Nginx.

Opção 1: Instale o Nginx do Ubuntu PPA

Ondřej Surý, um membro da equipe de desenvolvedores Debian, mantém PPAs muito populares que contêm as versões principais e estáveis mais recentes do Nginx para Ubuntu 22.04 e Ubuntu 20.04.

Os PPAs não são oficiais, mas incluem a maioria dos módulos e podem ser atualizados perfeitamente a partir da versão stock no repositório Ubuntu. E até agora suporta dispositivos amd64 (AMD/Intel), arm64/armhf (por exemplo, Raspberry Pi) e ppc64el (plataforma IBM POWER).

Então, para instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados, usando o Ubuntu PPA, faça o seguinte:

Passo 1. Primeiro, pressione Ctrl+Alt+T para abrir o terminal ou conecte-se ao Ubuntu Server remoto.
Passo 2. Em seguida, execute o comando para garantir que você tenha a ferramenta para gerenciar repositórios de software:
sudo apt install software-properties-common
Passo 3. Para adicionar o Nginx Stable PPA, execute o comando:
sudo add-apt-repository ppa:ondrej/nginx
Passo 4. Ou adicione o PPA Nginx Mainline por meio do comando:
sudo add-apt-repository ppa:ondrej/nginx-mainline
Passo 5. O Ubuntu deve atualizar automaticamente o cache do pacote após adicionar o PPA. Por precaução, você pode executar o comando abaixo para fazer isso manualmente:
sudo apt update
Passo 6. Por fim, execute o comando para instalar (ou atualizar da versão do sistema) o nginx, bem como alguns módulos comumente usados:
sudo apt install nginx-full
Passo 7. O comando deixará alguns outros módulos desinstalados, você pode digitar o comando abaixo e pressionar a tecla Tab para listar todos os módulos disponíveis:
sudo apt install libnginx-mod-
Passo 8. Em seguida, digite sudo apt install mais o nome do pacote do módulo desejado para instalá-lo. Para sua escolha, você também pode instalar o nginx-extras (substituirá o nginx-full) que inclui módulos adicionais, como http_flv_module, http_mp4_module e alguns módulos dinâmicos criados pelo Nginx e por desenvolvedores de terceiros.

Opção 2: Instale o Nginx de seu repositório oficial

O Nginx fornece um repositório oficial que contém os pacotes para todas as versões atuais do Ubuntu, até agora incluindo Ubuntu 20.04, Ubuntu 22.04 e Ubuntu 23.10.

É repositório oficial, mas contém menos módulos e suporta dispositivos amd64 (AMD/Intel), arm64 (por exemplo, Raspberry Pi) e s390x (IBM Z, LinuxONE).

Dito isso, para instalar o Nginx mais recente no Ubuntu 22.04 e derivados, usando o repositório oficial, faça o seguinte:

Passo 1. Primeiro, abra o terminal (Ctrl+Alt+T) ou conecte-se ao seu servidor Ubuntu;
Passo 2. Execute o comando para instalar as ferramentas necessárias:
sudo apt install wget coreutils
Passo 3. Em seguida, baixe e instale o arquivo de chave. Primeiro crie /etc/apt/keyrings caso ele não exista, para armazenar chaves de terceiros. Em seguida, use o comando wget para baixar a chave e salve no diretório /etc/apt/keyrings:
sudo mkdir -p /etc/apt/keyrings
wget -qO - https://nginx.org/packages/keys/nginx_signing.key | sudo tee /etc/apt/keyrings/nginx_signing.key
Passo 4. Em seguida, execute o comando para criar e editar o arquivo de fonte:
sudo nano /etc/apt/sources.list.d/nginx.sources
Passo 5. Quando o arquivo abrir no terminal, cole as seguintes linhas. Nota: Para a versão Mainline, use https://nginx.org/packages/mainline/ubuntu/ em vez de URIs. Para outra edição do Ubuntu, substitua jammy de acordo com a saída do comando cat /etc/os-release. Para dispositivos não AMD/não Intel, substitua amd64 de acordo com a saída do comando dpkg --print-architecture:
Types: deb
URIs: https://nginx.org/packages/ubuntu/
Suites: jammy
Components: nginx
Architectures: amd64
Signed-By: /etc/apt/keyrings/nginx_signing.key

Passo 6. Por fim, pressione ctrl+s para salvar o arquivo e depois ctrl+x para sair.
Passo 7. Depois de configurar os arquivos de chave e fontes, execute o comando para atualizar o cache do pacote do sistema. Na saída, deve haver uma linha dizendo “Get:x https://nginx.org/packages/ubuntu code-name InRelease”:
sudo apt update
Passo 8. Por fim, instale o Nginx e também os módulos usando o comando abaixo. Em vez de usar nginx-module-* para instalar todos os módulos, você pode substituí-lo por um pacote específico. NOTA: Instalar o Nginx do repositório oficial removerá os pacotes (se instalados) instalados do repositório do sistema Ubuntu. Durante o processo de instalação, ele pode perguntar se deseja substituir o arquivo de configuração original. A resposta N (padrão) manterá a antiga:
sudo apt install nginx nginx-module-*

Configurando o Nginx

Após instalar o servidor web, você pode executar o comando para verificar a versão:
nginx -v

Para configurá-lo, execute o comando para editar o arquivo de configuração:
sudo nano /etc/nginx/nginx.conf

Quando o arquivo é aberto no console de comando, você pode editar o usuário, o grupo, os módulos habilitados e outras configurações básicas. Consulte os documentos oficiais para obter detalhes sobre isso.

NOTA: Os pacotes Nginx foram construídos com diferentes usuários, grupos e –prefix.

  • Os pacotes Ubuntu e PPA usam www-data para usuário e grupo nginx e /usr/share/nginx para diretório de prefixo.
  • O pacote do repositório oficial usa nginx para usuário e grupo e /etc/nginx para prefixo.

Para usar o Nginx junto com outro software, como PHP-FPM, você deve definir o usuário (www-data ou nginx) de acordo no arquivo www.conf.

Iniciar, reiniciar, solucionar problemas do Nginx

Depois de instalar o Nginx, ele deve iniciar automaticamente. Para verificar seu status, execute o comando:
system status nginx

Se NÃO estiver ativo (em execução), tente habilitá-lo e iniciá-lo através do comando:
systemctl enable nginx
systemctl start nginx

Após editar os arquivos de configuração do Nginx, é melhor executar o comando abaixo para testar se há algum erro:
nginx -t

Em seguida, reinicie o serviço executando o comando:
systemctl restart nginx

Nginx por padrão habilita o log de erros, disponível via /var/log/nginx/error.log. Se você não desativou o recurso no arquivo de configuração, execute o comando para imprimir erros, se houver:
cat /var/log/nginx/error.log |more

Desinstalando o Nginx

Se você decidiu remover o Nginx da sua máquina ou servidor, basta executar o comando:
sudo apt remove --autoremove nginx-full nginx nginx-extras

Para remover o Ubuntu PPA, execute um dos comandos abaixo dependendo de qual você adicionou:
sudo add-apt-repository --remove ppa:ondrej/nginx-mainline
sudo add-apt-repository ppa:ondrej/nginx

E, para remover o repositório oficial, basta excluir as fontes e os arquivos principais:
sudo rm /etc/apt/keyrings/nginx_signing.key /etc/apt/sources.list.d/nginx.sources

Finalmente, execute sudo apt update para atualizar o cache de pacotes do sistema.

Veja também

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o servidor Nginx no Ubuntu e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.