Como instalar o shell PowerShell no Ubuntu 22.04

Se você quer usar a CLI da Microsoft no sistema da Canonical, veja como instalar o shell PowerShell no Ubuntu 22.04 e derivados.

PowerShell é uma plataforma de gerenciamento de configuração e automação de tarefas. Ele consiste em um shell de linha de comando multiplataforma e uma linguagem de script associada.

Como instalar o shell PowerShell no Ubuntu 22.04
Como instalar o shell PowerShell no Ubuntu 22.04

Enfim, este é um shell de linha de comando e uma linguagem de script com mais de 130 utilitários de linha de comando chamados cmdlets. Eles seguem convenções de nomenclatura e sintaxe extremamente consistentes e podem ser estendidos com cmdlets personalizados.

PowerShell (originalmente chamado de Windows PowerShell) é uma interface de console (CLI), com a possibilidade de escrever e juntar comandos por meio de instruções.

Essa interface do console foi projetada para uso por administradores de sistema com a finalidade de automatizar tarefas ou executá-las de maneira mais controlada. O PowerShell é um shell orientado a objetos.

Anteriormente, o Microsoft Windows PowerShell era apenas um software disponível para Windows, mas em 2016 os desenvolvedores o tornaram de código aberto e multiplataforma.

É por isso que hoje poder usá-lo no Ubuntu é muito simples. Mesmo depois de tentar as diferentes opções de instalação disponíveis no Ubuntu 22.04, apenas a que veremos abaixo funcionou.

O PowerShell agora é oficialmente suportado pela maioria das distribuições Linux. Todos os pacotes PowerShell mais recentes para Linux estão disponíveis no GitHub.

Sem dúvida, a maneira mais fácil de instalar o PowerShell no Ubuntu é usando o gerenciador de pacotes Snap e, como eu disse, é a única maneira de instalar o PowerShell no Ubuntu 22.04.

Como instalar o shell PowerShell no Linux via Snap em distros que suportam a tecnologia

Para instalar o shell PowerShell no Linux via Snap você precisa ter o suporte a essa tecnologia instalado em seu sistema. Se não tiver, use o tutorial abaixo para instalar:

Como instalar o suporte a pacotes Snap no Linux

Depois, você pode instalar o shell PowerShell no Linux via Snap, fazendo o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Instale a versão estável do programa, usando esse comando:

sudo snap install powershell --classic

Passo 3. Instale a versão candidate do programa, usando esse comando:

sudo snap install powershell --candidate --classic

Passo 4. Instale a versão beta do programa, usando esse comando:

sudo snap install powershell --beta --classic

Passo 5. Instale a versão edge do programa, usando esse comando:

sudo snap install powershell --edge --classic

Passo 6. Mais tarde, se você precisar atualizar o programa, use:

sudo snap refresh powershell

Pronto! Agora, você pode iniciar o programa no menu Aplicativos/Dash/Atividades ou qualquer outro lançador de aplicativos da sua distro, ou digite powershell ou em um terminal, seguido da tecla TAB.

Como desinstalar

Para desinstalar o shell PowerShell no Linux via Snap, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Depois, se for necessário, desinstale o programa, usando o comando abaixo;

sudo snap remove powershell

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!