Como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados

Se você quer administrar seus servidores Linux sem complicações, conheça e veja como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados.

O monitoramento de um computador é sempre necessário para verificar seu funcionamento. Especialmente se estamos falando de um computador conectado a uma rede interna.

Como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados
Como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados

O Webmin é uma interface baseada na Web para gerenciar sistemas UNIX. Possui uma nova interface da web onde você pode modificar e gerenciar várias coisas no computador. Por exemplo, contas de usuário, grupos UNIX, DNS e outros.

Além disso, você não terá problemas de licença com o Webmin, pois ele é um software livre liberado sob a licença GPL3, o que garante que você possa usá-lo, modificá-lo e instalá-lo como desejar.

O Webmin é um aplicativo indispensável se tivermos um servidor ou equipamento que precisamos monitorar. Obviamente, não é o mais avançado nem o melhor, mas executa suas funções com eficiência, sem desperdiçar muitos recursos do sistema.

Portanto, neste artigo, mostrarei como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados (como o CentOS, Oracle e etc).

Como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados

Para instalar o instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para obter privilégios de administrador root)

su

Passo 3. Atualize o gerenciador de pacotes do sistema. Dessa forma, seu sistema terá os últimos patches de segurança instalados. Portanto, será um sistema mais seguro;

dnf update

Passo 4. O Webmin possui um repositório de pacotes derivados do RHEL 8 que facilita a instalação. Portanto, devemos adicionar o repositório primeiro e fazer a instalação usando o comando abaixo;

echo -e '[Webmin]\n name=Webmin Distribution Neutral\n #baseurl=https://download.webmin.com/download/yum\n mirrorlist=https://download.webmin.com/download/yum/mirrorlist\n enabled=1' | sudo tee /etc/yum.repos.d/webmin.repo

Passo 5. Em seguida, instale o wget, caso ainda não tenha ele instalado;

dnf install wget

Passo 6. Agora, baixe a chave GPG do repositório com esse comando;

wget http://www.webmin.com/jcameron-key.asc

Passo 7. E adicione a chave GPG para o repositório;

rpm --import jcameron-key.asc

Passo 8. Depois disso, poderemos instalar o Webmin de maneira fácil e simples, usando esse comando;

dnf install webmin

Passo 9. Abra a porta 10000, que é onde o aplicativo funciona.

firewall-cmd --add-port=10000/tcp --zone=public --permanent
firewall-cmd --reload

No final da instalação, poderemos acessar a interface web do programa. Para isso, abra seu navegador da Web favorito e vá para http //ip-do-servidor:10000 (lembre-se de trocar ip-do-servidor para o endereço ip do servidor) e você verá a tela de login do Webmin.

Como instalar o Webmin no Red Hat Enterprise Linux e derivados
Acessando a tela de login do Webmin

Agora você pode efetuar login com um usuário que tenha acesso ao sudo ou com o usuário root. Entre com suas credenciais e acesse. Em seguida, você verá o painel.

Veja também

Como instalar o Webmin no Ubuntu, Debian e derivados

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!