Como instalar o Wine no Ubuntu e derivados

Se você precisa executar aplicativos do Windows no Ubuntu sem complicações, veja como instalar o Wine no Ubuntu e sistemas derivados.

O Wine é um software livre e de código aberto, que tem como objetivo permitir que os aplicativos desenvolvidos para Microsoft Windows possam ser executados no Linux, Mac, FreeBSD e Solaris.

Como instalar o Wine no Ubuntu e derivados
Como instalar o Wine no Ubuntu e derivados

O programa é muito importante para ex-usuários do sistema operacional Windows ou para qualquer pessoa que ainda precisa usar os aplicativos desse sistema no Linux.

Para aqueles que não sabem nada sobre o projeto, o Wine (originalmente um acrônimo para “Wine Is Not an Emulator” ou “Wine não é um emulador”) é uma camada de compatibilidade capaz de executar aplicativos Windows em vários sistemas operacionais compatíveis com POSIX, como Linux, Mac OSX, e BSD.

Em vez de simular a lógica interna do Windows como faz uma máquina virtual ou emulador, o Wine traduz on-the-fly as chamadas de API do Windows em chamadas POSIX.

Dese modo, em teoria, o Wine permite a execução de aplicações desenvolvidas para ambientes Windows nativamente em outros sistemas operacionais.

Isso elimina a perda do o desempenho e da memória que ocorrem em outros métodos, e permite integrar de forma limpa aplicações Windows em seu ambiente de trabalho.

Wine começou em 1993 sob a coordenação inicial de Bob Amstadt como uma forma de suportar a execução de programas do Windows 3.1 no Linux.

Muito cedo, a liderança sobre o desenvolvimento do Wine foi passada para Alexandre Julliard, que mantém o projeto desde então.

Ao longo dos anos, como a API e as aplicações do Windows têm evoluído para tirar proveito de novos hardwares e softwares, Wine foi adaptado para suportar novos recursos, o tempo todo sendo portado para outros sistemas operacionais, tornando-se mais estável, e proporcionando uma melhor experiência do usuário.

Um projeto ambicioso por definição, os trabalhos no Wine continuariam constantemente por 15 anos até o programa finalmente alcançar versão 1.0, a primeira versão estável, em 2008.

Vários lançamentos mais tarde, o Wine ainda está sob desenvolvimento ativo até hoje, e embora não haja mais trabalho a ser feito, estima-se que milhões de pessoas usam o Wine para executar programas Windows sobre o sistema operacional de sua escolha.

Basicamente, ao instalar o Wine no Ubuntu, por exemplo, você pode executar softwares feitos para o sistema operacional Windows em outros sistemas operacionais, sem a necessidade de instalar o sistema operacional físico.

Ele também fornece implementações alternativas das bibliotecas DLL, que são chamados pelos programas do sistema operacional da Microsoft. Dessa forma, você pode rodar aplicativos para Windows no Linux, sem complicações.

Como instalar o Wine no Ubuntu e derivados

Para instalar o Wine no Ubuntu e derivados, e ainda poder receber automaticamente as futuras atualizações dele, você deve fazer o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 2. Execute o comando abaixo para habilitar o suporte a fontes de 32 bits e https caso você não os tenha:
sudo dpkg --add-architecture i386 && sudo apt install apt-transport-https
Passo 3. Baixe e instale a chave do repositório do programa com o comando. Digite a senha do usuário e pressione Enter se o comando travar com o cursor piscando:
wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/winehq.key | gpg --dearmor | sudo tee /usr/share/keyrings/winehq-archive.key
Passo 4. Em seguida, adicione o repositório apt baixando o arquivo do site winehq e mv para o diretório ‘/etc/apt/sources.list.d’. Isso pode ser feito através de um único comando abaixo. NOTA: para Linux Mint e outros sistemas baseados no Ubuntu, você deve substituir $(lsb_release -sc) pelo codinome do Ubuntu (por exemplo, jammy, focal, bionic) no qual seu sistema é baseado:
wget -O - https://dl.winehq.org/wine-builds/ubuntu/dists/$(lsb_release -sc)/winehq-$(lsb_release -sc).sources | sudo tee /etc/apt/sources.list.d/winehq-$(lsb_release -sc).sources
Passo 5. Atualize o gerenciador de pacotes com o comando:
sudo apt update
Passo 6. Instale o Wine 7.12 usando o comando:
sudo apt install winehq-devel
Passo 7. Após a instalação, execute o comando abaixo para abrir a caixa de diálogo de configuração e instale os módulos ausentes, se solicitado.
winecfg
Passo 8. Finalmente, você pode clicar com o botão direito do mouse em seu arquivo EXE e escolher “Abrir com Wine Windows Program Loader” para começar a instalar seu aplicativo do Windows. Se instalado com sucesso, você poderá iniciá-lo como aplicativos normais pesquisando na visão geral de ‘Atividades’ ou na grade de aplicativos.

Desinstalando o Wine no Ubuntu e derivados

Para desinstalar o Wine no Ubuntu e derivados, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Para remover o pacote, abra o terminal e execute o comando:

sudo apt remove --autoremove winehq-devel

Passo 3. Para remover o repositório apt, basta remover o arquivo fonte executando o comando no terminal:

sudo rm /etc/apt/sources.list.d/winehq*.sources
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.