Como remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico

Se você não que ter que ficar reinstalando o sistema toda vez que experimentar um novo ambiente gráfico ou outro aplicativo mais problemático, veja como remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico.

Muitas pessoas gostam de testar diferentes ambientes de desktop, como Deepin, MATE, LXDE, XFCE etc. Mas o problema é que alguns desses ambientes já estão instalados e eu não sobra espaço suficiente para instalar outros desktops ou quaisquer outros aplicativos.

Como remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico
Como remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico

E se você estiver usando o Arch Linux e quiser um novo sistema, mas estiver com preguiça para reinstalar o arch linux a partir do zero, certamente irá desistir da tarefa, afinal é um processo demorado reinstalar o sistema operacional inteiro de cada vez.

Uma maneira fácil de resolver esse problema seria remover tudo, exceto o sistema básico do Arch Linux.

Desta forma, não é necessário reinstalar todo o Arch toda vez. Podemos remover rapidamente todos os pacotes, exceto o sistema básico, e instalar outros aplicativos ou ambientes de desktop na parte superior do sistema básico quantas vezes quisermos.

Além disso, isso reduz muito tempo, porque não precisamos instalar o Arch Linux desde o início o tempo todo. Se você está se perguntando como fazer isso, dê uma olhada no procedimento abaixo.

Como remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico

Para para remover tudo no Arch Linux, exceto o sistema básico, você precisa marcar todos os pacotes como dependências e marcar o sistema base como pacotes explicitamente instalados e, finalmente, remover os pacotes órfãos.

Antes de começar, faça um backup de seus dados importantes e arquivos de configuração do sistema no seu sistema Arch Linux. E claro, use o procedimento por sua própria conta e risco

Depois, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal;
Passo 2. Use o comando abaixo para marcar todos os pacotes como dependências. A opção asdeps diz ao pacman para instalar pacotes não explicitamente. Em outras palavras, nós falsificamos o motivo de instalação para ser instalado como uma dependência;

sudo pacman -D --asdeps $(pacman -Qe)

Passo 3. Em seguida, marque o sistema básico como explicitamente instalado. Além disso, apenas mencione qualquer outra coisa que você não queira remover no comando abaixo. A opção asexplicit diz ao pacman para instalar pacotes explicitamente. Em outras palavras, nós falsificamos o motivo de instalação para sermos instalados explicitamente. Isso é útil se você quiser marcar um pacote como explicitamente instalado para que ele não seja removido pela operação de remoção --recursiva;

sudo pacman -S --asexplicit --needed base

Passo 4. Finalmente, remova os pacotes órfãos (dependências) usando o seguinte comando. Por favor, certifique-se de ter mencionado todos os pacotes que você não deseja remover pelo comando pacman.

sudo pacman -Rsunc $(pacman -Qtdq)

Agora, remova todos os arquivos de configuração indesejados e outros arquivos em sua pasta $HOME.

Você também pode redefinir todas as personalizações e ajustes feitos no sistema, incluindo os aplicativos fixos na Dock, os applets do painel da área de trabalho, indicadores da área de trabalho, fontes do sistema, temas GTK, temas de ícones, resolução de monitor, atalhos de teclado, colocação de botões de janela e comportamento do lançador etc., usando o artigo a seguir Apesar do título, ele funciona em qualquer sistema Linux).

Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu 18.04

Pronto! Agora você tem um novo sistema Arch Linux. Vá em frente e comece a instalar qualquer pacote que você queira testar e explorar.

E claro, lembre-se de deixar sua opinião nos comentários para que todos possam aproveitar a sua experiência!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.