Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu

Se você mexeu demais no Gnome e não consegue mais usá-lo como deveria, veja nesse tutorial como fazer parar redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu.

O Gnome é um ambiente bastante prático e até minimalista (para alguns). Mas isso não impede que o usuário deixe-o bagunçado, depois de algum tempo de uso.

Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu 18.04
Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu 18.04

Pra essa situação, um saída é abrir um terminal e usar o comando dconf reset -f /org/gnome/. Mas nem todo mundo confia nisso ou quer usar o terminal.

Outra solução seria usar o Gnome Tweaks, um utilitário que oferece uma opção “Reiniciar para os valores padrão” (“Reset to Defaults”, na versão em inglês), que como o próprio nome diz, redefine o tema da área de trabalho, ícones, fontes, mostra ícones da área de trabalho e algumas configurações da janela do aplicativo.

Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu

Para redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu, faça o seguinte:

Passo 1. Se seu sistema ainda não tem o Gnome Tweaks instalado, abra o Ubuntu Software e digite gnome tweaks para localizá-lo. Quando ele aparecer, clique da descrição do programa;

Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu
Pesquisando o Gnome Tweaks para instalar

Passo 2. Na tela que será exibida, clique no botão “Instalar” para começar o processo de instalação do aplicativo. Quando for solicitado, forneça a senha para autorizar a instalação;

Como redefinir o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu
Instalando o Gnome Tweaks

Passo 3. Depois de terminar a instalação, clique em “Atividades” e digite gnome tweaks. Quando o ícone dele aparecer, clique nele;

clique em Atividades
Executando o Gnome Tweaks

Passo 4. Agora que o o Gnome Tweaks foi executado, clique no item “Ajustes” que está no painel do Gnome. No menu que será exibido, clique na opção “Reiniciar para os valores padrão”;

Reiniciar para os valores padrão
Redefinindo o ambiente Gnome Desktop no Ubuntu

Pronto! Seu ambiente Gnome voltou ao estado inicial. Confira se está tudo certo, e evite novas bagunças nele. 🙂

Veja também

E se você ainda usa o ambiente Unity, esse outro tutorial permite fazer a mesma coisa:
Como resetar o Unity e o Compiz para deixá-los com as configurações originais

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
Best Wordpress Adblock Detecting Plugin | CHP Adblock