Comunidade openSUSE votará se deve ou não mudar de nome

Por causa do uso do nome SUSE, a comunidade openSUSE votará se deve ou não mudar de nome, para se fastar da marca de propriedade da empresa.

O projeto openSUSE é um programa comunitário patrocinado pelo SUSE Linux e outras empresas. Promovendo o uso do Linux em qualquer lugar, este programa fornece acesso fácil e gratuito ao openSUSE, uma distribuição completa do Linux.

Comunidade openSUSE votará se deve ou não mudar de nome
Comunidade openSUSE votará se deve ou não mudar de nome

O projeto openSUSE possui três objetivos principais:

  • Tornar o openSUSE o Linux mais fácil de obter e a distribuição Linux mais amplamente usada;
  • Alavancar a colaboração de código aberto para tornar o openSUSE o ambiente de desktop e distribuição Linux mais utilizável do mundo para usuários novos e experientes do Linux;
  • Simplificar drasticamente e abra os processos de desenvolvimento e empacotamento para tornar o openSUSE a plataforma preferida pelos desenvolvedores e fornecedores de software Linux.

Agora, começou a votação que redefinirá, ou não, o nome com o qual o openSUSE continua sua jornada a partir de agora.

Comunidade openSUSE votará se deve ou não mudar de nome

O projeto está repensando sua relação com o SUSE e, entre outras mudanças, o modelo organizacional, o nome e o logotipo foram colocados em cima da mesa.

A razão dessa história vem, entre outras coisas, por causa da mais recente mudança de propriedade da SUSE, que como você sabe se chama uma empresa independente, porque não está sujeita aos interesses de uma corporação maior, mas a verdade é que eles ainda têm um proprietário , que talvez eu possa vendê-los novamente no futuro.

Com esse pensamento futurista indesejável e com a ideia de garantir a continuidade do projeto comunitário, aconteça o que acontecer, no openSUSE eles tomaram uma atitude e após longos períodos de deliberação interna, compartilharam o assunto com a comunidade.

Assim, o objetivo principal era criar uma fundação ou aderir a uma existente para expandir as possibilidades de financiamento além da SUSE; mas primeiro eles tinham que decidir se mantinham o nome e o logotipo que os identifica tanto com a empresa.

E, embora tenha sido praticamente feito, nem todo mundo é claro, por diferentes razões.

Um deles, que não percebeu que o relacionamento entre empresa e comunidade se deteriorou, pois de muitas maneiras não é assim. Em outros …

Total, que em caso de dúvida, vote; e para não enlouquecer, uma lista de profissionais e contadores:

Prós de manter o nome atual:

  • A reputação da marca obtida ao longo dos anos seria perdida se o nome fosse alterado.
  • Muitos membros e outros colaboradores estão fortemente vinculados ao nome atual.
  • Alterar o nome pode dar a impressão de que o relacionamento entre o SUSE e o openSUSE é tenso.
  • Muito trabalho será necessário para renomear domínios, projetos e metadados do OBS, espaço para nome do GitHub, marcas registradas de pacotes etc.
  • A mudança de marca requer muita comunicação (e dinheiro) por anos para estabelecer a nova marca.
  • O SUSE pode transferir ou licenciar marcas comerciais relevantes para uma fundação openSUSE.
  • O relacionamento com a SUSE faz parte da estratégia de marketing, p. ex. Base de código compartilhado do Leap/SLE.
  • Alterar o nome do projeto tornará obsoleto o atual merchandising do openSUSE (camisetas, xícaras, adesivos, etc.).

Contras de manter o nome atual:

  • O openSUSE geralmente é escrito e/ou pronunciado incorretamente (por exemplo, OpenSUSE, OpenSuSE, etc.). Eles se referem a isso.
  • A Free Software Foundation (FSF) reclama da fraqueza do termo “open” (aberto).
  • A distinção entre openSUSE e SUSE pode ser confusa para novas pessoas em qualquer uma das marcas. Sabe-se que algumas pessoas encurtam o openSUSE para o SUSE.
  • Se a comunidade achar que o projeto se beneficia de um novo nome, é hora de alterá-lo, ou seja, antes de registrar uma nova estrutura legal (como uma fundação).

Como você pode ver, os prós superam os contras pelo menos em número. Quer o nome seja ou não alterado, a comunidade openSUSE decidirá, todos estão convocados para votar de 10 de outubro a 7 de novembro, para que possamos saber o resultado antes do final do ano.

 E você, como você vê isso? O openSUSE deve renomear?

O que está sendo falado no blog

No Post found.

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.