Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04

E foi lançado o Ubuntu MATE 23.04 com MATE 1.26.1, kernel 6.2, e muito mais. Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04 e veja onde baixar a distro.

O Ubuntu MATE é uma distribuição Linux de desktop que visa trazer a simplicidade e a elegância do sistema operacional Ubuntu através de um ambiente de desktop clássico e tradicional – o desktop MATE.

MATE é a continuação do ambiente de área de trabalho GNOME 2, que foi usado como área de trabalho padrão do Ubuntu até a 10.10 (quando foi substituído pelo Unity).

O projeto começou sua vida como um “remix” do Ubuntu, mas a partir da versão 15.04, foi formalmente aceito como membro oficial da família Ubuntu de distribuições Linux.

Agora, a equipe do Ubuntu MATE lançou a versão 23.04 de sua distribuição.

Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04

Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04
Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04

A nova versão do projeto é uma atualização suave da versão anterior de suporte de curto prazo e inclui a versão 1.26.1 do desktop MATE.

Nas palavras de Martin Wimpress:

“O Ubuntu MATE 23.04 é o lançamento menos empolgante do Ubuntu MATE de todos os tempos. A boa notícia é que, se você gostou do Ubuntu MATE 22.10, é mais do mesmo; apenas com arte finala melhor!

Entrei neste ciclo de desenvolvimento cheio de energia e entusiasmo com o Ubuntu Summit em Praga, mas fiquei gravemente doente e tive uma longa internação no hospital.

Estou me recuperando bem e devo estar 100% em alguns meses. Esse revés e também a mudança de emprego há alguns meses significa que não pude investir o tempo e o esforço habituais no Ubuntu MATE. Fico feliz em dizer que pude entregar outro lançamento sólido com a ajuda da comunidade Ubuntu.

O que mudou desde o Ubuntu MATE 22.10? Ambos os indicadores MATE Desktop e Ayatana tiveram alguns problemas de versão que corrigem uma variedade de pequenos bugs; O Flatpak não é mais instalado por padrão, mas ainda pode ser instalado caso você queira usá-lo….”

Esta versão também inclui a pilha de mídia PipeWire instalada por padrão e oferece a versão 6.2 do kernel do Linux.

Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04
Confira as novidades do Ubuntu MATE 23.04

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Como o Ubuntu 23.04 não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).

Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish, que deve ser suportado pelo menos até abril de 2027 e com suporte estendido disponível para assinantes do Ubuntu Pro, até abril de 2032).

Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 23.04 Lunar Lobster podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu

Para um breve resumo das novidades dessa e de outras variantes do Ubuntu, consulte esse outro artigo:
Confira as novidades dos sabores oficiais do Ubuntu 23.04

Depois de instalar, confira algumas dicas para melhor o sistema lendo o tutorial abaixo:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 23.04

Baixe e experimente o Ubuntu MATE 23.04

Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 23.04 via terminal (server e desktop)

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO do Ubuntu MATE 23.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.