Confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04

E foi lançado o Ubuntu Studio 23.04 com KDE Plasma 5.27, kernel 6.2, e muito mais. Confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04 e veja onde baixar a distro.

Uma variante oficial do Ubuntu, o Ubuntu Studio é um sistema operacional baseado em Linux para indivíduos criativos nas áreas de produção de áudio, produção de vídeo, design gráfico, fotografia e editoração eletrônica.

Ele torna o áudio profissional acessível no Linux; ele usa o servidor de som JACK e um kernel construído com um patch de baixa latência. Até a versão 20.10, o Ubuntu Studio era fornecido com o ambiente de desktop Xfce, mas foi substituído pelo KDE Plasma em outubro de 2020.

Agora, a equipe do Ubuntu Studio lançou a versão 23.04 de sua distribuição.

Confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04

Confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04
Confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04

A nova versão inclui o KDE Plasma 5.27 e o servidor de áudio PipeWire. Além disso, a distribuição também inclui um novo instalador de sistema.

O Ubuntu Studio Installer foi completamente reescrito desde o início e funciona melhor em telas de alto DPI. Ele utiliza a interface Zenity GTK para dar aos usuários uma escolha de seleção de pacotes e é capaz de desinstalar grupos inteiros de pacotes.

O instalador do Ubuntu Studio ainda pode ser usado para adicionar ou remover o Ubuntu Studio Backports PPA, bem como alternar entre a nova configuração do PipeWire ou a configuração PulseAudio/JACK tradicional de versões anteriores (que também instala os controles do Studio).

O Wayland está disponível e instalado por padrão para selecionar no login e teste, mas ainda não é suportado. Isso foi feito a pedido do KDE para que ele possa obter mais testes e relatórios de bugs.

Segundo o projeto, foi feito o possível para configurá-lo com o tema padrão e para garantir que ele atenda às suas configurações, mas é possível que algumas coisas sejam perdidas e não funcionem corretamente.

No entanto, ele passou por testes extensivos no mundo real e funciona bem em sistemas não NVIDIA.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Como o Ubuntu 23.04 não é um lançamento LTS (Long Term Support), ele só será oficialmente suportado com correções de bugs e outras atualizações de software por 9 meses após o lançamento (ou cerca de 3 meses após o lançamento da próxima versão do Ubuntu).

Os usuários que procuram algo um pouco mais estável podem conferir o Ubuntu 22.04 LTS Jammy Jellyfish, que deve ser suportado pelo menos até abril de 2027 e com suporte estendido disponível para assinantes do Ubuntu Pro, até abril de 2032).

Para mais detalhes, a nota de lançamento do Ubuntu 23.04 Lunar Lobster podem ser encontrada nesse endereço:
Notas de lançamento do Ubuntu

Para um breve resumo das novidades dessa e de outras variantes do Ubuntu, consulte esse outro artigo:
Confira as novidades dos sabores oficiais do Ubuntu 23.04

Depois de instalar, confira algumas dicas para melhor o sistema lendo o tutorial abaixo:
Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 23.04

Baixe e confira as novidades do Ubuntu Studio 23.04

Se você já usa o sistema, use o tutorial abaixo para atualizá-lo: Como atualizar para o Ubuntu 23.04 via terminal (server e desktop)

Para novas instalações ou atualizações usando uma mídia, a imagem ISO Ubuntu Studio 23.04 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo: Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.