Confira o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.10 e suas novidades

Pouco tempo depois do lançamento do Ubuntu 20.04 LTS, já saiu o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.10. Confira os detalhes dessa importante atualização.

Com o Ubuntu 20.04 LTS pronto e lançado, os desenvolvedores do Ubuntu voltam sua atenção para o Ubuntu 20.10, que deve ser lançado em 22 de outubro de 2020.

Confira o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.10 e suas novidades
Confira o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.10 e suas novidades

Agora, é verdade, ainda estamos em maio e o desenvolvimento desta versão (com o codinome ‘Groovy Gorilla’) ainda está nos estágios iniciais.

Mas já sabemos algumas coisas sobre o que esperar, quando o Ubuntu 20.10 for lançado, por quanto tempo ele será suportado e até mesmo alguns dos recursos que os desenvolvedores esperam entrar.

Portanto, continue lendo para aprender tudo o que você precisa saber sobre os recursos, alterações e melhorias do Ubuntu 20.10. E como este post é atualizado regularmente durante todo o desenvolvimento, por que não adicionar aos favoritos agora para voltar e acompanhar o progresso!

O codinome Ubuntu 20.10 é ‘Groovy Gorilla’. Embora essa combinação aliterativa não nos dê tanto quanto os nomes de códigos anteriores, é gloriosamente estúpida o suficiente para resultar na criação de ótimas obras de arte em apoio ao lançamento.

No tópico de suporte, o Ubuntu 20.10 é uma versão de curto prazo (STR). Isso significa que ele é suportado por 9 meses com correções principais de bugs, patches de segurança e novos lançamentos de aplicativos … e depois nada.

Embora essa janela de suporte possa parecer curta, está de acordo com a tradição do Ubuntu de liberar um LTS a cada dois anos, com STRs no meio.

No geral, o Ubuntu 20.10 será a 23ª versão desse sistema operacional baseado em Linux.

Confira o cronograma de lançamento do Ubuntu 20.10 e suas novidades

A data de lançamento do Ubuntu 20.10 será 22 de outubro de 2020.

Esta data, juntamente com as de outros marcos de desenvolvimento agendados para os próximos seis meses, está listada no Launchpad, também conhecido como a casa do desenvolvimento do Ubuntu.

Outros marcos importantes no ciclo de desenvolvimento do Groovy Gorilla incluem:

  • Semana do teste: 3 de julho de 2020
  • UI Freeze: 17 de setembro de 2020
  • Ubuntu 20.10 Beta: 1 de outubro de 2020
  • Congelamento do kernel: 8 de outubro de 2020
  • Candidato de lançamento: 15 de outubro de 2020

Recursos do Ubuntu 20.10

Que tipo de novos recursos o Ubuntu 20.10 oferece? No momento em que você lê isso, todo o material a seguir é certo ou é muito provável.

Como o GNOME 3.38, que deve ser lançado em setembro. Esta versão ficará no coração do Ubuntu 20.10 e apresentará novos lotes de ajustes de interface do usuário e UX e aprimoramentos adicionais de desempenho.

Outras melhorias notáveis ​​no GNOME 3.38 envolverão refinamentos na nova tela de bloqueio (no entanto, não espere pelo desbloqueio de pinos) e remover a seção (bastante estranha) “Aplicativos frequentes” da grade de aplicativos.

Os desenvolvedores do GNOME também planejam melhorar o espaçamento dos ícones de aplicativos na grade Aplicativos para aproveitar melhor o espaço disponível em telas maiores, mais amplas e menores.

O login de impressão digital com todos os recursos é um esforço já em andamento (alguns dos quais voltarão ao Ubuntu 20.04 LTS), portanto, espere ver e ouvir mais sobre isso entre agora e outubro.

O Ubuntu 20.10 está em desenvolvimento com o Kernel 5.6 no momento em que você lê isso, mas você deve esperar que ele ofereça um kernel Linux mais recente.

É difícil prever qual, mas se os lançamentos do kernel se mantiverem agendados, talvez seja possível apertar no Linux 5.8.

O problema do “fundo desfocado da área de trabalho” está sendo resolvido (novamente) para o Groovy, assim como o trabalho de reformulação da caixa de diálogo Propriedades do software para corresponder melhor ao que a Canonical tem em mente.

Também no horizonte está o suporte a kernels OEM (ou seja, dispositivos vendidos com o Ubuntu). Isso inclui uma maneira de atualizar pacotes OEM on-line e apresenta “uma maneira de comemorar que você está em um dispositivo certificado”.

Experimentando o Ubuntu 20.10

Antes do lançamento oficial, formal e final estável, você pode baixar as versões diárias do Ubuntu 20.10.

Eles não devem ser considerados confiáveis ou usados como seu único sistema operacional, mas oferecem uma maneira de fazer check-in e ajudar a testar o próximo lançamento antes da chegada em outubro.

O que está sendo falado no blog

<a href="https://www.edivaldobrito.com.br////” rel=”noopener noreferrer” target=”_blank”>Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.