Confira os detalhes do Alder Lake-N da Intel que vazaram

Se você quer saber como serão os próximos processadores da Líder Intel, confira os detalhes do Alder Lake-N da Intel que vazaram.

A Intel vem dividindo seus processadores convencionais em dois níveis diferentes de preço/desempenho há anos.

Existem chips para laptop, tablet e desktop mainstream e de alto desempenho que fazem parte da série Core da empresa (com a inclusão de alguns modelos Celeron e Pentium Gold na extremidade mais barata), e existem Celeron de baixo custo e baixo consumo de energia e chips Pentium Silver baseados na arquitetura Intel Atom.

Agora, detalhes sobre os chips Celeron e Pentium Silver de última geração da Intel, de codinome Alder Lake-N, começaram a vazar.

Confira os detalhes do Alder Lake-N da Intel que vazaram

Confira os detalhes do Alder Lake-N da Intel que vazaram
Confira os detalhes do Alder Lake-N da Intel que vazaram

Esses são os tipos de chips que são frequentemente encontrados em Chromebooks e laptops ou mini PCs com Windows econômicos, e os processadores mais recentes desta linha são os chips Jasper Lake da Intel com núcleos de CPU Intel Tremont, incluindo o Intel Celeron N4500, Celeron N5100 e Pentium Processadores Silver N6000.

Mas a programação deste ano pode parecer um pouco diferente, com novos chips com mais núcleos de CPU e gráficos de alto desempenho. E você pode agradecer aos novos chips híbridos da Intel por isso.

Os processadores Core de 12ª geração da Intel, codinome Alder Lake, incorporam dois tipos diferentes de núcleos de CPU: núcleos de CPU de alto desempenho baseados na nova arquitetura Golden Cove Core e chips de baixo consumo de energia baseados na nova arquitetura Gracemont baseada em Atom.

A ideia é que a maioria dos chips Alder Lake possa usar os núcleos eficientes para economizar energia quando for tudo o que é necessário, usar os núcleos de desempenho quando precisar de energia extra e usar todos os núcleos juntos para um aumento ainda maior no desempenho multi núcleo.

Os novos núcleos de CPU Gracemont trazem um aumento de desempenho bastante significativo em relação aos chips Jasper Lake, oferecendo o tipo de potência que você esperaria de um processador Core alguns anos atrás.

E a linha Alder Lake da Intel combina até 8 desses núcleos de CPU com um ou mais núcleos Golden Cove.

De acordo com informações coletadas de um log de inicialização parcial de um dispositivo não anunciado com um processador Alder Lake-N, parece que os chips Alder Lake-N serão basicamente o que você obtém se você pegar um processador Core de 12ª geração e deixar de fora o Golden Cove núcleos completamente.

Isso significa que você obtém até 8 núcleos de CPU Gracemont, sem suporte para hyperthreading, portanto, um chip de 8 núcleos suporta 8 threads.

Também parece que podemos esperar que os chips Alder Lake-N apresentem gráficos integrados Intel Gen12 com 32 unidades de execução e suporte para codificação e decodificação de vídeos AV1, H.264 e H.265, bem como vídeo 8K a 60 quadros por segundo.

Isso pode tornar laptops, tablets ou mini PCs com chips Alder Lake-N uma boa opção para centros de mídia doméstico ou aplicativos de sinalização digital, mas você provavelmente desejará procurar outros aplicativos de jogos ou edição de vídeo.

A Intel não anunciou quando os chips Alder Lake-N estarão disponíveis, mas com os primeiros laptops equipados com processadores de laptop Alder Lake-H de 45 watts começando a ser enviados e Alder Lake-U de 28 watts e dispositivos Alder Lake-P de 9-15 watts ainda não foram enviados, provavelmente demorará um pouco.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.