Coreboot 6 já está disponível para laptops Linux da Star Labs

E foi lançado o CoreBoot 6 para laptops Linux da Star Labs, atualizações e muito mais. Confira as novidades dessa atualização.

CoreBoot é uma alternativa de código aberto ao tradicional BIOS (Basic Input-Output System) que já estava nos PCs do MS-DOS 80s e a substitui-lo pelo UEFI (Unified Extensible).

O CoreBoot também é um análogo de firmware proprietário gratuito e está disponível para verificação e auditoria completas. Ele é usado como firmware base para inicialização de hardware e coordenação de inicialização.

Incluindo inicialização de chip gráfico, PCIe, SATA, USB, RS232. Ao mesmo tempo, os componentes binários do FSP 2.0 (Pacote de suporte de firmware Intel) e o firmware binário do subsistema Intel ME, necessários para inicializar e iniciar a CPU e o chipset, são integrados ao CoreBoot.

A Star Labs, fornecedora de hardware Linux do Reino Unido, anunciou a disponibilidade geral do firmware de código aberto Coreboot 6 para seus laptops com Linux.

Novidades do Coreboot 6

Coreboot 6 já está disponível para laptops Linux da Star Labs
Coreboot 6 já está disponível para laptops Linux da Star Labs

O firmware de código aberto Coreboot 6 agora está disponível para os notebooks Star LabTop Mk III, Star LabTop Mk IV e StarBook Mk V, junto com um utilitário Coreboot Configurator atualizado, trazendo muitos novos recursos e melhorias.

Os destaques incluem um novo logotipo Boot Graphics Resource Table (BGRT), Firmware Support Package (FSP) atualizado, microcódigo atualizado, novas Video BIOS Tables (VBT) que priorizam o desempenho sobre o consumo de energia, bem como o uso da inicialização gráfica libgfxinit (também conhecido como Modosetting ) biblioteca para ambientes embarcados para os laptops Star LabTop Mk III e Star LabTop Mk IV.

Além disso, o utilitário Coreboot Configurator atualizado agora permite que os usuários habilitem ou desabilitem o microfone, webcam, Wi-Fi, clock gating, hyper-threading e Intel VT-d.

Além disso, agora há uma nova opção para ajustar a potência do projeto térmico (15W / 20W / 25W) para todos os três modelos de laptop, e Q-Events agora estão disponíveis para modelos específicos.

Alguns bugs foram eliminados nesta atualização, a saber, um bug em que o Qubes não inicializava, exigindo a desativação da configuração do Clock Gating, bem como um problema em que o estado do Function Lock foi perdido.

Se você for o feliz proprietário dos laptops Star LabTop Mk III, LapTop Mk IV ou StarBook Mk V Linux e estiver usando o firmware de código aberto Coreboot, pode atualizá-lo para a versão 6 agora mesmo instalando as atualizações do Linux Vendor Firmware Service (LVFS), seguindo as instruções aqui.

Se você não estiver usando o Coreboot, mas quiser mudar para ele, verifique estas instruções sobre como habilitá-lo.

Como obter o CoreBoot

Aqueles interessados ​​em obter essa nova versão do CoreBoot, podem fazer isso na seção de downloads, localizada em seu site oficial do projeto.

Além disso, lá você também pode encontrar documentação e mais informações sobre o projeto.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.