CutefishOS e CDE, novo sistema e desktop que chegam da China

Conheçam o CutefishOS e CDE, novo sistema e desktop que chegam da China. Confira os detalhes desse mais novo sistema operacional e seu desktop.

No mundo Linux sempre há movimento, mas não sei se tanto quanto agora. Coisas novas estão sempre aparecendo, mas o fato é que, nos últimos anos, devemos agregar o desenvolvimento de sistemas operacionais móveis e suas aplicações.

Um bom exemplo, o melhor para mim, foi apresentado este ano: o JingOS que já pode ser testado e que será instalado por padrão no JingPad A1.

Recentemente, muito tem se falado do CutefishOS e CDE.

CutefishOS e CDE, novo sistema e desktop que chegam da China

CutefishOS e CDE, novo sistema e desktop que chegam da China
CutefishOS e CDE, novo sistema e desktop que chegam da China

O projeto é muito novo, tanto que o fórum deles está vazio e não dão muitas informações sobre ele no site. Se formos ao Twitter, podemos ver que ele existe e o CDE já pode ser instalado no Arch Linux, que é o desktop que o sistema operacional CutefishOS usará.

No momento, ou pelo menos não encontrei nada ainda, eles não mencionam em que serão baseados, mas o Manjaro já lançou uma versão “Instável” com o CDE, e é o que você pode ver na imagem que chama Este artigo.

Fiquei um pouco surpreso ao ver a interface do CDE. É muito semelhante ao JingOS, que por sua vez é muito semelhante ao iPadOS.

Tal como o JingOS, Cutefish criou um grupo de aplicações que ficam bem no seu ambiente de trabalho, mas é tão parecido com o que vimos no JingOS que, junto com as poucas informações que nos forneceram, todas são dúvidas. É conhecido o uso de alguns softwares KDE, como KWin ou Kate.

No site oficial dizem que oferecerá uma experiência Linux melhorada e que será baseado em um Linux sólido como uma rocha, mas não dizem mais.

Lá também diz que:

“CutefishOS é baseado no kernel Linux. O Linux é mais seguro do que outros sistemas operacionais porque seu código-fonte é aberto. Qualquer pessoa pode visualizá-lo e verificar se não há bugs ou backdoors.”

Considerando que Manjaro foi o primeiro a promovê-lo, é fácil pensar que será baseado no Manjaro ou diretamente no Arch Linux, e mais se considerarmos que o CDE já está nos repositórios do Arch.

No momento o CutefishOS não está disponível para download, mas você pode testar o CDE no Manjaro Cutefish, algo que estou fazendo agora no GNOME Boxes e só posso dizer que é muito rápido.

Para saber mais detalhes teremos que esperar que a equipe de desenvolvedores ofereça mais informações.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.