Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD

Após mais de uma década desde o último lançamento, o Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD.

Damn Small Linux (DSL) é uma distribuição GNU/Linux leve projetada para dar nova vida a hardware de computador antigo, oferecendo um sistema operacional de desktop completo que roda em uma ampla variedade de hardware, mas que ocupa o mínimo de espaço em disco possível.

O objetivo original do DSL era manter tudo abaixo de 50 MB, e a versão do sistema operacional lançada entre 2005 e 2012 manteve esse limite de tamanho.

Porém, mais de uma década desde o último lançamento, o desenvolvedor John Andrews lançou uma versão alfa pública do Damn Small Linux 2024. Desta vez, o sistema operacional cresceu em tamanho, mas ainda é pequeno o suficiente para caber em um único disco compacto.

Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD

Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD
Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD

Sim. O Damn Small Linux está de volta e maior, e ainda cabe em um CD. Em vez de manter o limite de tamanho de 50 MB, Andrews diz que o objetivo agora é manter a imagem do sistema operacional abaixo de 700 MB.

Isso permite aos usuários gravar a imagem em um CD e usá-la para inicializar e/ou instalar o sistema operacional em computadores tão antigos que podem nem ter um driver de DVD ou suporte para inicializar a partir de uma unidade USB.

O tamanho aumentado permite que o DSL 2024 inclua drivers para suportar uma gama mais ampla de hardware, bem como uma série de aplicativos básicos gratuitos e de código aberto, incluindo um navegador da web, cliente de e-mail, processador de texto, visualizador de PDF, aplicativo de planilha, reprodutores de mídia e editor gráfico.

O sistema operacional é baseado no AntiX 23 i386, que por sua vez é baseado no Debian 12 Bookworm e possui um kernel baseado em Linux 5.10.

O DSL 2024 vem com os gerenciadores de janelas Fluxbox e JWM e suporte para apt, o que significa que deve ser fácil instalar outros aplicativos compatíveis com as ferramentas de gerenciamento de pacotes de linha de comando padrão do Debian.

Embora o sistema operacional seja projetado especificamente para funcionar bem em computadores mais antigos com processadores x86, ele também tem a vantagem de ser um sistema operacional bastante rápido para computadores modernos (ou máquinas virtuais), graças ao seu tamanho compacto e poucos requisitos de memória.

Agora que o Damn Small Linux está de volta e maior, só não se surpreenda se as atualizações importantes forem poucas e espaçadas. O DSL é em grande parte trabalho de um único desenvolvedor e o DSL 2024 é a primeira grande atualização desde 2012.

Enquanto isso, quem procura uma distribuição Linux leve e com manutenção mais ativa pode querer dar uma olhada no Tiny Core Linux (que é distribuído como imagens de disco de até 17 MB), Porteus (uma distro com menos de 300 MB e projetada para rodar a partir de um CD ou unidade flash) ou Puppy Linux (500 MB ou menos).

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.