dav1d 0.6.0 lançado com otimizações e correções de erros

O VideoLAN lançou o dav1d 0.6.0 com otimizações e correções de erros. Confira as novidades dessa atualização e veja como instalar.

dav1d é uma implementação de um decodificador gratuito alternativo do formato de codificação de vídeo AV1.

dav1d 0.6.0 lançado com otimizações e correções de erros
dav1d 0.6.0 lançado com otimizações e correções de erros

A biblioteca dav1d suporta todos os recursos do AV1, incluindo tipos avançados de queda de resolução e todos os parâmetros de controle de profundidade de cores declarados na especificação (8, 10 e 12 bits).

A biblioteca foi testada em uma grande coleção de arquivos no formato AV1.

O codec de vídeo AV1 foi desenvolvido pela Open Media Alliance. (AOMedia), na qual estão representadas empresas como Mozilla, Google, Microsoft, Intel, ARM, NVIDIA, IBM, Cisco, Amazon, Netflix, AMD, VideoLAN, CCN e Realtek.
 
O AV1 está posicionado como um formato de codificação de vídeo de acesso gratuito que não exige pagamento de taxas, o que é notavelmente superior ao H.264 e VP9 em termos de compactação.

O decodificador de referência para o AV1 é excelente, mas é uma base de código de pesquisa e, portanto, tem muito a melhorar.

É por isso que as comunidades VideoLAN, VLC e FFmpeg começaram a trabalhar em um novo decodificador, patrocinado pela Alliance of Open Media, para criar o decodificador de referência otimizado para o AV1.
 
Um dos principais recursos do dav1d é o foco em obter o mais alto desempenho de decodificação possível e garantir uma operação multithread de alta qualidade.

O trabalho da biblioteca foi testado em uma grande coleção de arquivos no formato AV1. O principal recurso do dav1d é o foco em obter o mais alto desempenho de decodificação possível e garantir um trabalho de alta qualidade no modo multithread.

O objetivo deste novo decodificador é:

  • Seja pequeno
  • seja o mais rápido possível
  • Fornecer suporte multiplataforma
  • Rosqueado corretamente,
  • Livre e (na verdade) de código aberto.

O código do projeto dav1d é escrito na linguagem de programação C (C99) e também possui inserções de assembler (NASM/GAS) e é distribuído sob a licença BSD.

O decodificador implementou suporte para as arquiteturas x86, x86_64, ARMv7 e ARMv8 e sistemas operacionais Linux, Windows, macOS, Android e iOS.

Alguns dias atrás, as comunidades VideoLAN e Ffmpeg anunciaram o lançamento da nova versão da biblioteca dav1d 0.6.0.

Novidades do dav1d 0.6.0

Essa nova versão do decodificador dav1d 0.6.0 corrige alguns erros presentes na versão anterior, além do fato de os desenvolvedores terem implementado otimizações específicas da arquitetura ARM64 que cobrem muitas operações ao trabalhar com profundidades de cores de 10 e 12 bits.

Também destacado é o trabalho realizado para adicionar otimizações com base nas instruções SSSE3 para redução de ruído digital, além de otimizações com base nas instruções AVX2 para a operação msac_adapt16.

Outras otimizações implementadas nesta nova edição são os aprimoramentos das operações de restauração de loop, cdef e msac para ARM64 e também otimizações aprimoradas do AVX2 para cdef_filter.

Por outro lado, é mencionado no anúncio que os desenvolvedores trabalharam na adição de otimizações baseadas nas instruções do AVX-512 para as operações prep_bilin, prep_8tap, cdef_filter e mc_avg/w_avg/mask.

Por parte das correções, menciona-se que as raras discrepâncias de comportamento foram corrigidas com o decodificador de referência AV1 e que uma melhoria foi implementada nas operações itxfm e cdef_filter em C.

Para saber mais sobre essa versão do dav1d, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o dav1d 0.6.0

Para instalar a versão mais recente do dav1d nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o decodificador de AV1 dav1d no Linux via Snap

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.