Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS

Com a disponibilidade da segunda versão alfa do Debian Installer, tudo indica que o Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS.

Faltando apenas três ou quatro meses para o Debian 12 Bookworm ser lançado, a equipe de desenvolvimento está trabalhando duro para preparar o Debian Installer com novos recursos e melhorias.

O Projeto Debian anunciou a disponibilidade para teste público da segunda versão alfa de desenvolvimento do Debian Installer para a próxima série de sistemas operacionais Debian 12 Bookworm, sugerindo que a versão final será lançada com o kernel Linux 6.1 suportado a longo prazo Series.

Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS

Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS
Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS

Sim. O Debian 12 Bookworm será lançado com o Kernel 6.1 LTS, pelo menos é isso que indica a disponibilidade da segunda versão alfa do Debian Installer.

O novo alfa do Debian Installer com novos recursos e melhorias, e as maiores mudanças até agora são a inclusão de firmware não-livre por padrão e a mudança para o kernel Linux 6.1 LTS nas imagens oficiais.

Isso aí é uma notícia muito boa para os fãs do sistema operacional Debian que pretendem instalar a série Bookworkm neste verão.

Tanto a inclusão de pacotes de firmware não livres quanto o kernel Linux 6.1 LTS com suporte de longo prazo, que receberá atualizações até dezembro de 2026, definitivamente aumentará o suporte de hardware para novas instalações.

Segundo o Projeto Debian:

“Incluiremos pacotes de firmware não livres da seção “firmware não livre” do arquivo Debian em nossa mídia oficial (imagens do instalador e imagens ao vivo). Os binários de firmware incluídos normalmente serão ativados por padrão quando o sistema determinar que eles são necessários, mas, sempre que possível, incluiremos maneiras para os usuários desativarem isso na inicialização (opção do menu de inicialização, linha de comando do kernel, etc.).”

A próxima versão Debian 12 Bookworm também promete detecção do Windows 11 para instalações dual-boot, suporte para todas as imagens de instalação amd64 para inicializar em máquinas amd64 usando firmware UEFI de 32 bits, sem a necessidade do instalador multi-arch, imagens netboot para Dispositivos ChromeOS e suporte EFI zboot em AArch64 (ARM64).

Ele também trará suporte para novos dispositivos ARM, incluindo os computadores de placa única Banana Pi BPI M2 Ultra, ODROID-C4, ODROID-HC4, ODROID-N2 e ODROID-N2+, o smartphone Linux Librem 5r4 (Evergreen) da Purism, bem como o laptop modular MNT Reform Versão 2, bem como suporte para novos dispositivos RISC-V, incluindo o SiFive HiFive Unmatched e o BeagleV Starlight Beta, bem como o Microchip PolarFire-SoC Icicle Kit.

O Debian 12 Bookworm está atualmente em soft freeze e os primeiros usuários podem usar o lançamento alpha 2 do Debian Installer para um driver de teste se quiserem explorar os novos recursos.

No entanto, lembre-se de que esta é uma versão de pré-lançamento, portanto, não a use para instalar o Debian 12 em uma máquina de produção!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.