Ícone do site Blog do Edivaldo – Informações e Notícias sobre Linux

Debian Edu Skolelinux Stretch já está disponível para download

Seguindo o anúncio do Debian 9, também foi lançada Debian Edu Skolelinux Stretch. Conheça mais um pouco sobre ela e descubra onde baixar a distro.


Você precisa administrar um laboratório de informática ou uma rede de toda a escola? Gostaria de instalar servidores, estações de trabalho e computadores portáteis que, em seguida, funcionariam juntos? Deseja a estabilidade do Debian com serviços de rede já pré-configurados? Você deseja ter uma ferramenta baseada na web para gerenciar sistemas e várias centenas ou até mais contas de usuários? Você se perguntou se e como os computadores mais antigos poderiam ser usados? Então Debian Edu é para você.
Debian Edu Skolelinux Stretch já está disponível para download

Debian Edu, também conhecido como Skolelinux, é uma Distribuição Debian Customizada (CDD) que tem como objetivo proporcionar um ambiente adaptado para escolas e universidades. Por padrão o sistema já vem com 75 aplicações voltadas para escolas, bem como 15 serviços de rede pré-configurados para um ambiente escolar.

O Skoollinux é um Debian, o que significa, entre outras coisas, que não há custos ou preocupações de licença, e que a atualização e manutenção do software podem ser feitas pela Internet com o poder do apt-get do Debian.

A instalação simples, de três perguntas, requer um conhecimento técnico mínimo e oferece um ambiente out of the box de uma rede escolar completamente configurada.

Imediatamente após a instalação, o servidor da escola que executa todos os serviços necessários para uma rede escolar está configurado apenas esperando que usuários e máquinas sejam adicionados via GOsa2, uma interface web confortável.

Um ambiente de inicialização é preparado, então, após a instalação inicial do servidor principal a partir de CD ou USB, todas as outras máquinas podem ser instaladas através da rede.

Os computadores mais antigos (até dez anos ou mais) podem ser usados ​​como clientes finos LTSP ou estações de trabalho sem disco, iniciando a partir da rede sem qualquer instalação.

O servidor da escola Debian Edu fornece um banco de dados LDAP e um serviço de autenticação Kerberos, diretórios domésticos centralizados, um servidor DHCP, um proxy web e muitos outros serviços.

A área de trabalho contém mais de 60 pacotes de software educacional e mais estão disponíveis no arquivo Debian. As escolas podem escolher entre os ambientes desktop KDE Plasma, GNOME, LXDE, MATE e Xfce.

Novidades do Debian Edu Skolelinux Stretch

Baseado no Debian 9 Stretch, Debian Edu Skolelinux Stretch possui as mesmas atualizações de sua distro mãe e os seguintes destaques:

  • Plymouth é instalado e ativado por padrão, exceto para os perfis ‘Main Server’ e ‘Minimal’;
  • Icinga substitui Nagios como ferramenta de monitoramento;
  • LTSP agora usa NBD em vez de NFS para o sistema de arquivos raiz;
  • Uma tradução japonesa do manual está agora disponível.
  • Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

    Conheça melhor a distribuição Debian Edu Skolelinux

    Para saber mais sobre a distribuição Debian Edu Skolelinux, clique nesse link.

    Baixe e experimente o Debian Edu Skolelinux Stretch

    A imagem ISO do Debian Edu Skolelinux Stretch já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

    Verifique se a imagem ISO está corrompida

    Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
    Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

    Como gravar uma imagem ISO no Linux

    Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
    Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
    Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
    Como criar um pendrive de instalação
    Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
    Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

    O que está sendo falado no blog nos últimos dias


    Sair da versão mobile