Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi

Conheça o Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi de código aberto. Confira os detalhes desse gadget e faça o seu.

O fabricante Ken Van Hoeylandt, conhecido como ByteWelder online, vem mexendo com códigos e eletrônicos há anos. Seu projeto mais recente é um ciberdeck de código aberto baseado em Raspberry Pi, que ele chama de Decktility.

Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi

Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi
Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi

O sistema é construído em torno de um Raspberry Pi Compute Module 4 e seu poderoso processador Broadcom BCM2711. Um Arduino ajuda a gerenciar a energia e um teclado Bluetooth compacto lida com tarefas de entrada.

Os componentes do Decktility se encaixam perfeitamente em uma concha impressa em 3D que mede cerca de 5 polegadas por 6 polegadas.

O Raspberry Pad 5 de 5 polegadas da Bigtreetech ajuda a simplificar a construção. Além de fornecer uma tela de 800 x 400 pixels, ele também fornece uma conveniente placa de conexão com quatro portas USB (uma única Tipo-C e três Tipo-A), bem como HDMI, Ethernet e um slot microSD.

O Decktility funcionará por 6 ou 7 horas com carga total, e isso é parte do motivo de seu perfil ligeiramente robusto. De sua espessura total de 26,5 mm, pouco mais de 10 mm se deve às duas baterias de íons de lítio 18650 que ele contém.

Eles fornecem conveniência adicional, no entanto, uma vez que podem ser facilmente trocados por um tempo de execução adicional sem fio. Você também pode recarregá-los enquanto usa o dispositivo por meio de um cabo USB-C.

Eles também são responsáveis por boa parte do peso do portátil, mas o Decktility permanece relativamente leve, com cerca de 13,2 onças (375g).

Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi
Decktility, um cyberdeck baseado em Raspberry Pi

Hoeylandt diz que o Decktility foi inspirado no Yarh.io e no uConsole da Clockwork, bem como em alguns portáteis clássicos que ele possuía: o Sharp Mobilon HC-4500 e o Palm III.

Demorou cerca de duas semanas para concluir a construção, e Hoeylandt diz que espera publicar um artigo em breve.

Nesse ínterim, porém, ele generosamente compartilhou o código, uma lista de peças, arquivos STL e STEP e um guia de impressão e um guia de montagem.

Isso deve ser mais do que suficiente para você começar sua própria construção se Decktility despertou seu interesse em um cyberdeck!

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.