Devuan 3.0.0 lançado com base no Debian Buster 10.4

Mark Hindley anunciou o lançamento do Devuan 3.0.0, codinome “Beowulf”. Confira as novidades e descubra onde baixar essa distribuição.

O Devuan é uma distribuição Linux extraída do Debian em 2015. O objetivo principal do projeto é fornecer uma variante do Debian sem as complexidades e dependências do systemd, um gerenciador de sistema e serviços init originalmente desenvolvido pela Red Hat e posteriormente adotado pela maioria dos outros Distribuições Linux.

A versão beta inicial do Devuan foi disponibilizada em abril de 2016, juntamente com um caminho de atualização do Debian 7.0 “Wheezy” e a possibilidade de mudar para o Devuan do Debian 8.0 “Jessie”. A distribuição adotou o Xfce como área de trabalho padrão.

Agora, o projeto lançou mais uma atualização do seu sistema, o Devuan 3.0.0

Novidades do Devuan 3.0.0

Devuan 3.0.0 lançado com base no Debian Buster 10.4
Devuan 3.0.0 lançado com base no Debian Buster 10.4

Apelidado de “Beowulf”, o Devuan GNU/Linux 3.0 é uma versão estável, com base no mais recente lançamento do sistema operacional Debian Linux 10.4 “Buster” e alimentado pelo kernel Linux 4.19 LTS, mas sem o uso do sistema systemd init.

Novos recursos incluem suporte para a arquitetura ppc64el (PowerPC Little Endian de 64 bits), novos temas para a tela de inicialização, gerenciador de exibição e desktop, bem como a implementação de daemons independentes eudev e elogind para substituir aspectos do sistema monolítico.

Além disso, o Devuan 3.0 apresenta o esquema init runit de plataforma cruzada Unix com supervisão de serviço como uma alternativa opcional ao /sbin/init e o sistema OpenRC init como uma alternativa opcional ao serviço sysv-rc e ao controle do nível de execução.

Outras mudanças dignas de nota incluem novo comportamento do comando su. Para obter o caminho do root, você precisará usar o comando su -, enquanto o comando su fornece o caminho completo para os comandos.

Obviamente, esta versão também inclui todas as correções de bugs e atualizações de segurança dos repositórios upstream do Debian.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Devuan 3.0.0

Você pode baixar o Devuan GNU / Linux 3.0 agora mesmo no site oficial, onde encontrará imagens Live, Minimal Live, Desktop, Server e Netinstall para arquiteturas de 32 e 64 bits, bem como imagens Netboot para ARM64, Arquiteturas Armel, ARMhf e ppc64el.

A imagem ISO do Devuan 3.0.0 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Os usuários existentes poderão atualizar a partir de uma versão anterior do Devuan usando o sistema de gerenciamento de pacotes padrão. Basicamente, tudo o que você precisa fazer é executar o comando sudo apt-get update && sudo apt-get dist-upgrade em um emulador de terminal.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

PinLinkedIn

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!