Dicas de coisas para fazer depois de instalar o Ubuntu 13.04 parte 23 – Instalando o Emerald

Emerald é um decorador de janelas para o Compiz que permite mudar a aparência das janelas, além de ser altamente personalizável. Há muitos temas disponíveis para ele que trazem bordas, barras de título, botões e assim por diante, que você não verá em outros decoradores de janela, sendo a principal razão por que Emerald foi tão popular, um tempo atrás. Por isso, que tal instalar ele no Ubuntu?

emerald-halftime

Os temas podem ser ajustados usando o Emerald Theme Manager, que permite que você altere o tamanho de bordas, sombras, barra de título fonte e alinhamento e assim por diante. Você também pode mover os botões de janela de/para a esquerda/direita, enquanto o aspecto do tema permitir.

Instalação do Emerald no Ubuntu

Tenha em mente que Emerald Window Decorator atualmente não é desenvolvido / suportado. Por causa disso, pode haver erros ou ele pode não funcionar em todos.

Para adicionar o PPA e instalar o Emerald Window Decorator no Ubuntu 13.04 ou 12.10, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (Usando o Dash ou pressionando as teclas CTRL+ALT+T);

Passo 2. Se ainda não tiver, adicione esse repositório digitando o seguinte comando:

sudo add-apt-repository ppa:nilarimogard/webupd8

Passo 3. Atualize o Apt digitando o comando:

sudo apt-get update

Passo 4. Agora instale o programa com o comando:

sudo apt-get install emerald

Uma vez instalado, você pode obter alguns temas para o Emerald via Gnome look, DeviantArt e assim por diante e instalá-los usando o Emerald Theme Manager: ou selecione “Importar” e procure o arquivo .emerald ou simplesmente dê um duplo clique um arquivo de tema de .emerald e Emerald Theme Manager deve instalar o tema. Não há temas Emerald instalados por padrão, então certifique-se de ter instalado pelo menos um antes de prosseguir com a próxima etapa.

Inicie o Emerald (isto irá substituir suas decorações das janelas atuais) pressionando as teclas ALT + F2 e digitando: emerald –replace (sem as aspas).

Para continuar usando o Emerald depois de um logout ou reinicialização, instale o CompizConfig Settings Manager, digitando o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get install compizconfig-settings-manager

Em seguida, abra o CompizConfig Settings Manager (CCSM), clique em “Window Decoration” plugin e em “Command”, digite: emerald (sem as aspas).ccsm-emerald

Revertendo as alterações

Se você quiser voltar para o decorador de janelas padrão, abra o CompizConfig Settings Manager, clique em “Window Decoration” plugin novamente e ao lado de “Command”, clique no botão de reset à direita:ccsm-reset-window-decoration

Então faça o logout e login novamente dentro Você também pode remover Emerald, se quiser, mas certifique-se que você não removê-lo antes de o que foi explicado acima. Para removê-lo, execute o seguinte comando em um terminal:

sudo apt-get remove emerald

Claro, não esqueça de compartilhar com os outros leitores a sua experiência.


Entenda melhor essa história:

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO