digiKam 7.6 lançado com um novo plugin Flow View

E foi lançado o DigiKam 7.6 com um novo plugin Flow View, e mais. Confira tudo que chega nessa versão e veja como instalar no Linux.

digiKam é um software de código aberto para gerenciamento avançado de fotos digitais para Linux, Windows e Mac OS X.

O DigiKam é um aplicativo que permite importar fotos de câmeras, criar álbuns, marcar datas, temas e outras propriedades, excelentes utilitários de pesquisa e modificação de imagens em massa.

Ele possui diversas funcionalidades que permitem importar, exportar, visualizar, gerenciar, editar, melhorar, organizar, rotular, e compartilhar fotos em sistemas Linux.

Em outras palavras, com o digiKam, você pode ver, gerenciar, editar, melhorar, organizar, marcar e compartilhar fotos de maneira profissional.

Agora, o digiKam 7.6 foi lançado oficialmente trazendo várias melhorias, limpeza de código e alguns novos recursos.

Novidades do DigiKam 7.6

digiKam 7.6 lançado com um novo plugin Flow View
digiKam 7.6 lançado com um novo plugin Flow View

Chegando apenas um mês e meio após a versão 7.5, o digiKam 7.6 está aqui para apresentar um novo plugin Flow View baseado em layouts Masonry, um layout de grade baseado em colunas projetado para otimizar o uso do espaço dentro de uma tela.

Os usuários interessados ​​em usar este plug-in de terceiros podem acessá-lo a partir do menu Exibir em todas as janelas principais do digiKam, bem como no componente do editor de imagens Showfoto.

No entanto, você deve ter em mente que o plug-in não é considerado maduro devido ao fato de não poder exibir metadados ou detalhes dos itens.

Segundo os devs:

“Sem este tipo de layout, certas restrições são necessárias para manter a estrutura do layout, como acontece com a visualização de ícones principal na janela do álbum do digiKam. Esse tipo de layout é usado pela rede social Pinterest, por exemplo.”

Entre outras mudanças dignas de nota, o digiKam 7.6 melhora o suporte à geolocalização, importação de imagens RAW da darktable, adiciona feedback não intrusivo para usuários com pesquisas longas no banco de dados, corrige a exclusão de itens no banco de dados SQLite e atualiza o componente da biblioteca Libraw para o último instantâneo de 10/02/2022.

O digiKam 7.6 também apresenta suporte para o formato de imagem JPEG-XL, bem como suporte para ICU (International Components for Unicode) no pacote AppImage, que agora é baseado no Qt 5.15 LTS e KDE Frameworks 5.90, para lidar adequadamente com toda a codificação de string usada em todos os em todo o mundo, mais especificamente para suportar o uso de caracteres não latinos em campos de pesquisa de texto.

O Qt 5.15 LTS adiciona vários benefícios ao digiKam, como suporte para as versões mais recentes dos servidores de banco de dados MySQL e MariaDB, bem como o plugin Qt SQL, além de correções importantes.

Para saber mais sobre essa versão do DigiKam, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o DigiKam

Você pode baixar o digiKam 7.6 agora mesmo do site oficial das plataformas Linux, macOS e Windows.

Se a sua distribuição distribuir o digiKam em seus arquivos principais, você poderá atualizar para a nova versão nos próximos dias.

E, para instalar a versão mais recente do DigiKam nas principais distribuições Linux, use esses tutoriais:
Instalando a versão mais recente do digiKam no Linux
Como instalar o editor de imagens digiKam no Linux via Flatpak

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO