Dino 0.3 lançado com suporte a videochamadas, conferências, e mais

E foi lançado Dino 0.3 com suporte a videochamadas, conferências, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O mensageiro Dino é compatível com vários clientes e servidores XMPP, focado em garantir a confidencialidade das conversas, e suporta criptografia de ponta a ponta usando a extensão OMEMO XMPP baseada no protocolo Signal ou criptografia usando OpenPGP.

Principais recursos do Dino e das extensões XEP suportadas:

  • Bate-papo multiusuário com suporte para grupos privados e canais públicos (nos grupos, você só pode conversar com as pessoas incluídas no grupo em tópicos arbitrários, e nos canais, qualquer usuário pode conversar apenas sobre um determinado tópico);
  • uso de avatares;
  • Gerenciamento de arquivos de mensagens;
  • Marcar as últimas mensagens recebidas e lidas nos chats;
  • Anexe arquivos e imagens às mensagens. Os arquivos podem ser transferidos diretamente de um cliente para outro, ou carregados no servidor e fornecidos com um link através do qual outro usuário pode baixar este arquivo;
  • Suporte para transmissão direta de conteúdo multimídia (som, vídeo, arquivos) entre clientes usando o protocolo Jingle;
  • Suporte para registros SRV para estabelecer uma conexão criptografada direta usando TLS, além de enviar por meio de um servidor XMPP.
  • Criptografia com OMEMO e OpenPGP

E, agora, foi lançado o Dino 0.3 com suporte a videochamadas, conferências, e mais.

Novidades do Dino 0.3

Dino 0.3 lançado com suporte a videochamadas, conferências, e mais
Dino 0.3 lançado com suporte a videochamadas, conferências, e mais

Nesta nova versão do Dino 0.3, para além das mensagens de texto, está implementado o suporte para videochamadas e videoconferências, que permite videochamadas envolvendo dois ou mais participantes.

No Dino 0.3, os fluxos de vídeo são criptografados usando criptografia de ponta a ponta e o tráfego é enviado diretamente entre usuários em modo P2P, mas como opção alternativa também é possível trabalhar por meio de um servidor intermediário.

Outra mudança que se destaca no Dino 0.3 são os recursos aprimorados de chamadas em grupo: o usuário pode iniciar uma chamada em um grupo fechado ou convidar participantes adicionais para uma chamada já estabelecida.

As chamadas em grupo podem ser organizadas em modo P2P sem envolver servidores adicionais, exceto o servidor XMPP que coordena a conexão com a conferência.

Para conferências com um grande número de participantes, o trabalho pode ser organizado por meio de um servidor centralizado para reduzir os requisitos de largura de banda.

A troca de chaves para criptografar o tráfego dos participantes, que são geradas no lado do cliente, é feita por meio de DTLS, após o que os dados são transmitidos por meio de um canal SRTP criptografado. A validade das chaves é autenticada por meio da extensão OMEMO do XMPP.

O protocolo XMPP e as extensões XMPP genéricas (XEP-0353, XEP-0167) são usados ​​para estabelecer uma conexão, permitindo que você faça chamadas entre o Dino e qualquer outro cliente XMPP que suporte as especificações apropriadas, por exemplo, você pode configurar chamadas de vídeo com os aplicativos Conversations e Movim, bem como chamadas não criptografadas com o aplicativo Gajim. Se o vídeo não for suportado, uma chamada de áudio pode ser configurada.

Para saber mais sobre essa versão do Dino 0.3, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Dino

Para aqueles que estão interessados ​​em instalar este cliente de bate-papo em seu sistema, podem fazê-lo seguindo as instruções que compartilhamos abaixo.

Como tal, o Dino está incluído nos repositórios de algumas distribuições Linux e no caso do Ubuntu e seus derivados, bem como do Debian.

A instalação do aplicativo pode ser feita abrindo um terminal no sistema (você pode usar a combinação de teclas Ctrl + Alt + T) e nele você digitará o seguinte comando:
sudo apt install dino-im

Ou para quem prefere usar sua central de software, basta procurar pelo aplicativo “Dino”.

Por outro lado, também nos é oferecido um repositório, com o qual caso o pacote não seja encontrado ou também para quem preferir obter atualizações do pacote e/ou ter a versão mais recente.
Ubuntu 18.04 LTS:
sudo sh -c "echo 'deb http://download.opensuse.org/repositories/network:/messaging:/xmpp:/dino/xUbuntu_18.04/ /' > /etc/apt/sources.list.d/network:messaging:xmpp:dino.list"
wget -nv https://download.opensuse.org/repositories/network:messaging:xmpp:dino/xUbuntu_18.04/Release.key -O Release.key
E realizamos a instalação com:
sudo apt-key add - < Release.key
sudo apt-get update
sudo apt-get install dino

Por fim, para instalar o programa em outras distribuições, siga as instruções do site oficial.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.