Dispositivos Raspberry Pi 4 serão mais rápidos no Ubuntu 22.04 LTS

Segundo a Canonical, os dispositivos Raspberry Pi 4 serão mais rápidos no Ubuntu 22.04 LTS. Confira os detalhes dessa importante promessa.

A Canonical não está desistindo do Ubuntu Desktop para dispositivos Raspberry Pi, e eles prometem dar a todos um aumento de desempenho com o próximo grande lançamento da popular distribuição GNU/Linux, Ubuntu 22.04 LTS.

Dispositivos Raspberry Pi 4 serão mais rápidos no Ubuntu 22.04 LTS

Dispositivos Raspberry Pi 4 serão mais rápidos no Ubuntu 22.04 LTS
Dispositivos Raspberry Pi 4 serão mais rápidos no Ubuntu 22.04 LTS

O Ubuntu Desktop no Raspberry Pi chegou oficialmente com o lançamento do Ubuntu 20.10 (Groovy Gorilla), mas foi recomendado apenas para os modelos Raspberry Pi 4 com 4 GB ou 8 GB de RAM, Raspberry Pi 400, bem como Raspberry Pi CM4 (Compute Module 4).

Bem, isso está prestes a mudar, pois a Canonical quer fazer o Ubuntu Desktop funcionar sem problemas no modelo Raspberry Pi 4 com 2 GB de RAM, e o segredo para esse aumento de desempenho é habilitar o recurso zswap no kernel do Linux.

Para aqueles que não sabem, zswap é um recurso do kernel do Linux que fornece um cache de RAM compactado para páginas de troca. Quando ativado, o zswap compacta um processo que é movido para o arquivo de troca. Pense nisso como um cache de write-back para páginas trocadas.

“É muito mais rápido descompactar uma página ‘zswapped’ do que acessar o arquivo de troca, então essa é uma ótima maneira de obter mais retorno de sistemas com quantidades menores de RAM.”, explica a Canonical em um post recente no blog.

O Zswap será ativado por padrão no próximo lançamento do Ubuntu 22.04 LTS (Jammy Jellyfish), previsto para 21 de abril de 2022, o que já significa um aumento de desempenho para modelos Raspberry Pi 4 com 4 GB e 8 GB de RAM, mas isso não é suficiente para executar o Ubuntu Desktop sem problemas na variante de 2 GB.

Portanto, a Canonical planeja implementar duas melhorias adicionais, ou seja, habilitar o alocador z3fold para armazenar páginas compactadas, bem como mudar para o algoritmo de compactação lz4 para um melhor equilíbrio de velocidade e compactação.

A boa notícia é que você nem precisa esperar o lançamento do Ubuntu 22.04 LTS, pois você pode habilitar essas melhorias de desempenho agora mesmo no lançamento do Ubuntu 21.10 (Impish Indri). Para habilitar o zswap, basta executar o comando abaixo no aplicativo Terminal.
sudo sed -i -e 's/$/ zswap.enabled=1/' /boot/firmware/cmdline.txt

Se você possui um computador Raspberry Pi 4 com 2 GB de RAM, também precisará habilitar z3fold e lz4. Para fazer isso, você deve executar vários comandos, listados abaixo para sua conveniência.
sudo -i
echo lz4 >> /etc/initramfs-tools/modules
echo z3fold >> /etc/initramfs-tools/modules
update-initramfs -u
exit
sudo sed -i -e 's/$/ zswap.compressor=lz4/' /boot/firmware/cmdline.txt
sudo sed -i -e 's/$/ zswap.zpool=z3fold/' /boot/firmware/cmdline.txt

Eu só tenho o modelo Raspberry Pi 4 com 8GB de RAM, que já roda o Ubuntu Desktop sem problemas, então essas melhorias de desempenho mal são notadas.

No entanto, eles são mais do que bem-vindos e, em combinação com a configuração de mais RAM para a GPU Raspberry Pi através do utilitário raspi-config e um cartão microSD ou SSD rápido, deve tornar o Ubuntu seu driver diário no pequeno computador.

Se você tentar essas melhorias de desempenho, especialmente no Raspberry Pi 4 com 2 GB de RAM, dê um feedback da Canonical sobre se elas tornam sua experiência no Ubuntu Desktop mais suave ou não.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.