Driver de plataforma do Steam Deck chegou ao kernel Linux

Apesar de não cobrir nenhuma funcionalidade crítica do dispositivo, o driver de plataforma do Steam Deck chegou ao kernel Linux.

O Steam Deck é basicamente um computador para jogos que você pode segurar nas mãos… ou um PC que se parece um pouco com um Nintendo Switch.

O Steam Deck possui um display LCD touchscreen de 1280 x 800 pixels de 7 polegadas (17,78 cm), encaixado entre dois controladores de jogo. A tela tem uma taxa de atualização de 60 Hz e suporta até 400 nits de brilho.

Agora, um driver de kernel Linux foi postado para suporte de controle de plataforma para o Steam Deck da Valve.

Driver de plataforma do Steam Deck chegou ao kernel Linux

Driver de plataforma do Steam Deck chegou ao kernel Linux
Driver de plataforma do Steam Deck chegou ao kernel Linux

Este driver de plataforma é compatível com o dispositivo “VLV0100” específico do Steam Deck apresentado pelo firmware do controlador incorporado (EC).

Em última análise, isso é usado para funcionalidades como controle do ventilador da CPU/dispositivo, acesso a registros DDIC, medições de temperatura da bateria, configurações relacionadas à tela e notificações de eventos USB Type-C.

Este driver foi desenvolvido pelos engenheiros da Valve e agora está chegando ao kernel mainline. Não é uma funcionalidade crítica para poder usar outras distribuições Linux no Steam Deck, mas certamente é bom ter.

Dado o momento deste patch, não se espera que ele seja mesclado até que o ciclo do Linux 5.18 comece no final de março.

Espera-se que o SteamOS baseado em Arch Linux da Valve dependa de um kernel corrigido pelo menos inicialmente, então toda a funcionalidade deve ser boa para os jogadores do Steam Deck prontos para uso, mas esse driver será útil para aqueles com tempo que desejam executar outras distribuições Linux neste sistema de jogo portátil.

Este driver de plataforma x86 “steamdeck” tem pouco mais de 500 linhas de código novo.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.