Driver Nvidia 460.32.03 lançado com suporte para GPUs RTX A6000

A NVIDIA lançou o Driver NVIDIA 460.32.03 com suporte para GPUs RTX A6000. Confira os detalhes dessa atualização e veja como instalar no Linux.

NVIDIA é uma multinacional americana com sede em Santa Clara, no estado da Califórnia, que fabrica peças de computador, e é mais popularmente conhecida por sua série de placas de vídeo GeForce.

Agora, a Nvidia lançou o driver de vídeo Nvidia 460.32.03 como a versão mais recente do ramo de produção para sistemas Linux, FreeBSD e Solaris com inúmeras melhorias, novos recursos e correções de bugs.

Novidades do Driver NVIDIA 460.32.03

Driver Nvidia 460.32.03 lançado com suporte para GPUs RTX A6000
Driver Nvidia 460.32.03 lançado com suporte para GPUs RTX A6000

Para todas as plataformas suportadas, o driver de vídeo Nvidia 460.32.03 adiciona suporte para GPUs NVIDIA RTX A6000, apresenta um novo local de cache de disco padrão para o OpenGL/Vulkan Shader e altera seu tamanho padrão de 128 MB para 1024 MB e altera a opção AllowEmptyInitialConfiguration para True por padrão para evitar falhas ao iniciar o servidor X se nenhum monitor estiver conectado.

Além disso, o Nvidia 460.32.03 suporta melhor os aplicativos que transferem dados entre as superfícies de vídeo VDPAU e a memória do sistema, melhorando a implementação do NVIDIA VDPAU ao usar formatos planar ou semi planar e adiciona um novo token “NoInterlacedModes” à opção “ModeValidation” do driver para restringir a validação de modos entrelaçados.

Apenas para usuários Linux, Nvidia 460.32.03 adiciona suporte para a otimização “Reverse PRIME Bypass” para contornar a sobrecarga de largura de banda de PRIME Display Offload e PRIME Render Offload sob certas condições, adiciona suporte para rotação RandR e reflexão ao usar um drive NVIDIA display controlado como um coletor PRIME Display Offload melhora a estratégia de alocação de memória da nvidia-modeset.ko para reduzir a ocorrência de erros de falta de memória.

Além disso, melhora o suporte para Linux 5.4 LTS e kernels mais recentes que causaram regressões de desempenho ao alocar memória do sistema e melhora o suporte Vulkan, adicionando suporte para várias extensões, incluindo VK_KHR_acceleration_structure, VK_KHR_ray_tracing_pipeline, VK_KHR_ray_query, VK_KHR_pipeline_library, VK_KHR_deferred_host_operations, VK_NV_fragment_shading_rate_enums, VK_KHR_fragment_shading_rate, VK_KHR_shader_terminate_invocation, VK_EXT_shader_image_atomic_int64 e VK_KHR_copy_commands2.

Ele também suporta a importação de memória em cache através da extensão VK_EXT_external_memory_host, reduz o consumo de memória do host para a memória do descritor, corrige um problema com as constantes VK_ACCESS_MEMORY_READ_BIT e VK_ACCESS_MEMORY_WRITE_BIT quando são usadas como parte de uma passagem de renderização e corrige um bug que tornava os aplicativos Vulkan falha ao inicializar se o servidor X11 conectado não expôs o suporte GLX.

Várias correções de bugs também estão presentes nesta versão para melhorar a caixa de diálogo de configuração do modo de mosaico SLI das configurações da nvidia para não deixar os monitores habilitados se não forem mais necessários, melhorar o relatório de resoluções de tela dimensionadas configuradas nas configurações da nvidia para RandR, melhore a configuração dos visores DisplayPort Multi-Stream Transport e evite qualquer corrupção ao copiar de um pixmap X11 para uma janela de sobreposição RGB.

Por último, o Nvidia 460.32.03 remove o suporte para vários atributos NV-CONTROL de bloqueio de quadro obsoletos, incluindo NV_CTRL_FRAMELOCK_MASTER, NV_CTRL_FRAMELOCK_SLAVES, NV_CTRL_FRAMELOCK_MASTERABLE e NV_CTRL_FRAMELOCK_SLAVEABLE XMode, e remove o aviso de truncamento XM mais antigo para “string XM” no arquivo de configuração via nvidia-settings.

Para saber mais sobre essa versão do Driver NVIDIA, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar o Driver NVIDIA

Para instalar a versão mais recente do Driver Nvidia nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar a última versão do driver Nvidia no Linux
Instalando os mais recentes drivers gráficos proprietários no Ubuntu

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.