DXVK 1.10 lançado com mais melhorias para God of War, GTA IV, Quantum Break e outros jogos

E foi lançado o DXVK 1.10 com mais melhorias para God of War, GTA IV, Quantum Break e outros jogos. Confira os detalhes dessa atualização.

DXVK é uma camada de tradução baseada em Vulkan para Direct3D 9/10/11 que permite a execução de aplicativos 3D no Linux usando Wine.

Ele fornece uma camada de tradução baseada em Vulkan para DXGI, D3D10 e D3D11, que pode ser usada no Linux com o Wine.

Na prática, DXVK é um conjunto de arquivos DLL de substituição que traduzem do DirectX 11 para o Vulkan.

Como o DXVK move o código DX11 para o Vulkan, o DXVK aborda diretamente o maior problema dos jogos do Wine atualmente, a incompatibilidade com as formas mais recentes do DirectX.

Dependendo do jogo e da sua configuração de hardware, o desempenho com o DXVK pode estar entre 60% e 80% do desempenho nativo do Windows.

O DXVK é usada por um número crescente de gamers Wine e agora pelo Proton do Steam Play, com a Valve financiando o desenvolvedor por trás deste projeto de código aberto.

Agora, Philip Rebohle lançou o DXVK 1.10 como a versão estável mais recente desta implementação de código aberto baseada em Vulkan de D3D9, D3D10 e D3D11 que permite jogar jogos do Windows em sua área de trabalho Linux via Wine.

Novidades do DXVK 1.10

DXVK 1.10 lançado com mais melhorias para God of War, GTA IV, Quantum Break e outros jogos
DXVK 1.10 lançado com mais melhorias para God of War, GTA IV, Quantum Break e outros jogos

O DXVK 1.10 está aqui cerca de cinco semanas após o DXVK 1.9.4 com uma infinidade de melhorias de desempenho e correções para alguns de seus jogos favoritos, incluindo Age of Empires 2: Definitive Edition, Anno 1800, ArmA 2, Assassin’s Creed: Origins, Black Mesa, Elex II, Final Fantasy XIV, God of War, GTA IV, Nier Replicant, Quantum Break, Resident Evil 0, Resident Evil 5, Resident Evil 6, Resident Evil: Revelations 2, The Evil Within e Total War: Warhammer III.

Essas melhorias são possíveis devido à redução da sincronização desnecessária de threads de trabalho em torno de readbacks de recursos para D3D9 e D3D11, a capacidade de criar uma cópia de um recurso de teste ao usar D3D11_MAP_WRITE em um recurso que está sendo lido pela GPU para evitar a sincronização da GPU, que não usa mais espera ocupada para também reduzir o consumo de energia em dispositivos portáteis em alguns jogos, bem como otimizações de UpdateSubresource para pequenas atualizações constantes de buffer.

Além disso, o DXVK 1.10 melhora o manuseio de uploads de recursos e buffers de teste no D3D11 em uma tentativa de reduzir ainda mais o uso de memória e a sobrecarga da CPU em alguns jogos. Além disso, esta versão adiciona mais informações ao HUD, o que pode ser útil para solucionar vários problemas de desempenho.

Entre outras mudanças dignas de nota, o DXVK 1.10 adiciona um stub D3D11On12CreateDevice para evitar falhas em aplicativos que usam esse stub, provavelmente relata números de versão para o driver Windows da Intel e substitui a opção d3d11.apitraceMode por d3d11.cachedDynamicResources na tentativa de fornecer uma maneira de especificar tipos de recursos para alocar memória do sistema em cache.

Para saber mais sobre essa versão do DXVK, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Se você estiver usando o DXVK em sua distribuição GLinux para jogar jogos do Windows, deve atualizar para o DXVK 1.10 assim que ele chegar aos repositórios de software.

Aqueles que desejam compilar o DXVK podem baixar o tarball de origem agora mesmo na página GitHub do projeto, onde você também pode ler as notas de versão completas.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.