Dynebolic 4 Beta lançado após dez anos de inatividade

E foi lançado o Dynebolic 4 Beta após dez anos de inatividade. Confira as novidades e descubra onde baixar a distribuição.

Dynebolic é uma distribuição GNU/Linux que roda a partir de um CD e é capaz de reconhecer a maioria dos seus dispositivos e periféricos: som, vídeo, TV, placas de rede, firewire, dispositivos USB e muito mais.

O sistema é moldado de acordo com as necessidades dos activistas dos meios de comunicação social, artistas e indivíduos criativos, sendo uma ferramenta prática para a produção multimédia.

Você pode manipular e transmitir som e vídeo com ferramentas para gravar, editar, codificar e transmitir, tudo usando software gratuito!

Dynebolic era um membro da família Debian que pretendia servir as necessidades de ativistas de mídia, artistas e indivíduos criativos, uma ferramenta prática para produção multimídia.

O projeto ficou inativo por cerca de dez anos, mas voltou a funcionar.

Agora, O projeto publicou um instantâneo de desenvolvimento (baseado em Devuan) para a próxima versão 4.

Novidades do Dynebolic 4

Dynebolic 4 Beta lançado após dez anos de inatividade
Dynebolic 4 Beta lançado após dez anos de inatividade

A nova versão é apenas uma imagem ao vivo, sem a capacidade de instalá-la em um disco interno e sem nenhuma ferramenta de gerenciamento de pacotes.

Sim. Dez anos se passaram e agora o sistema está de volta com um novo Dynebolic 4.0 baseado no Devuan 5 ‘Daedalus’, live-boot e no kernel Linux série 6.8.

O projeto introduziu uma nova experiência de usuário organizada como diferentes jornadas de criatividade, que chamamos de fluxos de trabalho.

O desktop adota o KDE 5 Plasma e suas atividades para fornecer predefinições para cinco fluxos de trabalho específicos: streaming, áudio, vídeo, gráficos, publicação.

Cada atividade é facilmente acessada a partir do painel da área de trabalho ou por meio de atalhos de teclado e oferece tudo o que é necessário para cada fluxo de trabalho, excluindo o ruído de outros fluxos de trabalho, sem comprometer o acesso.

Se você estiver trabalhando, por exemplo, no fluxo de trabalho Gráfico, nada o impedirá de iniciar um aplicativo que pertença, por exemplo, ao fluxo de trabalho Vídeo. As atividades são facilmente personalizáveis pelo usuário nas configurações do sistema.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Dynebolic 4

A imagem ISO do Dynebolic 4 já pode ser baixada acessando a página de download da distro.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.