EasyOS 3.1 lançado com mudanças no layout do sistema de arquivos

Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 3.1 com atualizações e mudanças no layout do sistema de arquivos. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O EasyOS é uma distribuição Linux experimental que utiliza muitas das tecnologias e formatos de pacote pioneiros no Puppy Linux.

A distribuição apresenta a tecnologia de contêiner personalizada chamada Easy Containers, que pode executar aplicativos ou todo o ambiente de desktop em um contêiner.

Pacotes, configurações da área de trabalho, rede e compartilhamento de recursos pela rede podem ser controlados por meio de utilitários gráficos.

Agora, Barry Kauler anunciou o lançamento do EasyOS 3.1.

Novidades do EasyOS 3.1

EasyOS 3.1 lançado com mudanças no layout do sistema de arquivos
EasyOS 3.1 lançado com mudanças no layout do sistema de arquivos

Essa distribuição leve apresenta tecnologia de contêiner fácil de usar, que pode criar uma área restrita de aplicativos específicos ou de todo o ambiente de área de trabalho.

EasyOS 3.1 inclui uma série de atualizações e mudanças no layout do sistema de arquivos.

Houve mudanças funcionais importantes: os aplicativos agora podem ser executados sem root, cada um como seu próprio usuário e grupo, e a hierarquia de pastas se tornou mais convencional, com /clientes se tornando /home e /home se tornando /arquivos.

Além de corrigir problemas no 3.0 devido às mudanças na hierarquia de diretórios, a versão 3.1 melhorou bastante a configuração de vídeo e o perfil de hardware.

Além disso, existem novos servidores e clientes RDP, VNC e SSH disponíveis por meio do gerenciador de pacotes. Muita atenção foi dada à inicialização do EasyOS a partir de um stick USB em diferentes computadores.

O perfil de hardware significa que qualquer configuração de vídeo, bluetooth e áudio em um computador é lembrada e selecionada automaticamente na próxima inicialização no mesmo computador.

Também foi dada atenção à situação em que o vídeo é interrompido na inicialização, como uma tela preta. Há uma nova entrada no menu de inicialização ‘Corrigir vídeo quebrado’.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EasyOS 3.1

A imagem ISO do EasyOS 3.1 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.