Eben Upton explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi

CEO da Raspberry Pi Ltd., Eben Upton explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi. Entenda melhor o que está acontecendo.

Eben Christopher Upton é o CEO da Raspberry Pi Ltd., a subsidiária integral que dirige as atividades de engenharia e comercialização da Raspberry Pi Foundation. Ele é responsável pela arquitetura geral de software e hardware do dispositivo Raspberry Pi.

Eben explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi e fornece algumas recomendações para contornar a escassez e os preços altos.

Eben Upton explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi

Eben Upton explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi
Eben Upton explicou as razões por trás da escassez de Raspberry Pi

Como você deve ter notado, as placas Raspberry Pi podem ficar difíceis de obter e/ou serem vendidas a preços excessivos por alguns revendedores.

A Raspberry Pi Trading ainda fabrica cerca de 500.000 placas ou módulos Raspberry Pi por mês, apesar da escassez global de semicondutores, e o problema que eles enfrentam é mais um choque de demanda do que um choque de oferta, com a demanda por produtos Raspberry Pi aumentando acentuadamente desde o início de 2021 e permanece inabalável, pois a cadeia de suprimentos não pode lidar com essa demanda extra neste momento.

Isso significa que os distribuidores têm atrasos em quase todos os produtos e leva tempo para os clientes receberem seus pedidos.

Os bots também estão envolvidos em fazer compras automáticas assim que o estoque fica disponível com frequência para revender essas placas a um preço mais alto.

Assim, os Revendedores Aprovados implementaram limites de unidade única ou até autenticação de dois fatores para impedir que os bots roubem as placas.

A Raspberry Pi Trading também teve que fazer algumas escolhas difíceis e atualmente prioriza os clientes comerciais e industriais em detrimento dos indivíduos, porque o primeiro depende do último para sua subsistência.

Atualmente, há oferta suficiente para clientes empresariais, o que explica por que ainda podemos ver com frequência novos produtos lançados com os módulos Raspberry Pi CM4, mesmo que pareçam inacessíveis para indivíduos.

As recomendações de Eben serão um pouco decepcionantes, mas é o que é.

Primeiro, ele recomenda comprar apenas de revendedores aprovados, listados na página de produtos, pois eles têm um preço único e não vendem um Raspberry Pi 4 SBC por 100 Euros ou outros preços inflacionados.

Os revendedores credenciados também devem receber os suprimentos mais rapidamente, e você pode conferir os estoques no rpilocator.

A segunda recomendação é comprar um Raspberry Pi Pico ou RP2040 MCU, pois há bastante estoque como mencionado anteriormente, ou um teclado PC Raspberry Pi 400. Obviamente, isso não ajuda se tudo o que você precisa é de um computador de placa única compatível com Linux.

Outra solução que não virá da boca de Eben é que você pode comprar um computador de placa única semelhante de concorrentes com, por exemplo, Hardkernel ODROID-C4, Orange Pi 4 LTS, Pine64 RockPro64, FriendlyELEC NanoPi M4V2, RockPi 4, Khadas VIM3, e outros.

Mas acho que isso não é para todos, pois pode exigir algum conhecimento técnico e atualizações no software.

Por fim, como a Rasperry Trading prioriza clientes comerciais, você sempre pode tentar comprar através de sua empresa, mas não consegui encontrar nenhuma informação sobre a quantidade mínima do pedido, que normalmente é de centenas.

As empresas que têm problemas para encontrar estoque e desejam encomendar produtos Raspberry Pi em volume para uma aplicação industrial ou comercial podem entrar em contato com a Raspberry Pi Trading em [email protected].

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.