Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group
Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

A Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group voltado para o desenvolvimento de código aberto para computação em borda. Confira os detalhes dessa nova iniciativa.

Eclipse Foundation é uma fundação sem fins lucrativos, formada por membros que apoiam e desenvolvem software livre Eclipse Projects que ajudam e cultivam tanto uma comunidade de código aberto, como também um ecossistema de produtos e serviços complementares.

Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

E é com o foco nesses últimos itens que essa entidade está dando inicio a uma nova e promissora iniciativa.

Eclipse Foundation anunciou um Edge Native Working Group

A Eclipse Foundation anunciou um “Edge Native Working Group” para desenvolver software de código aberto para computação em borda, começando com seus projetos Eclipse ioFog e Eclipse fog05. Os membros incluem Adlink, Bosch, Edgeworx, Eurotech, Huawei, Intel, Kynetics e Siemens.

O Edge Native Working Group é uma “colaboração do setor de fornecedor neutro e de código primeiro que impulsionará a evolução e a ampla adoção de software de código aberto para computação de borda”, diz a Eclipse Foundation.

O novo grupo de trabalho desenvolverá uma pilha de software de ponta a ponta que suportará IoT, IA, veículos autônomos e muito mais.

Os membros fundadores incluem Adlink, Bosch, Edgeworx, Eurotech, Huawei, Intel, Kynetics e Siemens. A Intel e a Huawei também são membros da maior organização guarda-chuva de computação de ponta da Linux Foundation, a LF Edge, que se preocupa da mesma forma com a conexão de poderosos computadores de ponta embarcados com tecnologias nativas da nuvem, como o Kubernetes.

Conforme definido nesta postagem do blog sobre o lançamento do Edge Native Working Group pelo diretor executivo da Eclipse Foundation, Mike Milinkovich:

“A computação em borda é mais uma abordagem de cima para baixo, na qual as pessoas procuram como podem aproveitar a nova geração de infraestrutura em nuvem e usar para resolver problemas na borda da rede … Além disso, o requisito de lidar com a orquestração transparente de microsserviços de nuvem para borda é fundamental.”


O foco inicial será nos projetos Eclipse ioFog e Ecl0 fog05 existentes.

Além disso, o grupo desenvolverá “várias camadas de software na borda da rede que permitirão que outros criem aplicativos personalizados para suas próprias implementações específicas”, incluindo varejo, ambientes de operadora, 5G, IoT e Industry 4.0 ou aplicativos de fabricação inteligentes.

O grupo se concentrará no desenvolvimento de um cenário heterogêneo de hardware e na solução de desafios de computação de ponta, incluindo baixa largura de banda, latência, energia limitada e segurança.

O Eclipse ioFog é um projeto contribuído pela Edgeworx, criado para criar uma ECN (Edge Compute Network) distribuída, permitindo que os usuários “executem qualquer microsserviço nele de forma dinâmica, segura e remota”.

O software suportado Debian e Mac Homebrew abrange um agente de ponta para microsserviços, um controlador para controlar remotamente esses microsserviços e um conector que intermedia as comunicações ponto a ponto entre eles “através de redes complexas”. Todos esses componentes são implantados no Docker 1.10+ containers.

Diagrama conceitual do eclipse fog05

Enquanto isso, o Eclipse fog05 parece ser mais um projeto caseiro do Eclipse no qual o Adlink está assumindo a liderança.

É definida como “uma plataforma de computação em nevoeiro que fornece o equivalente a IaaS na nuvem, além de alguns serviços fundamentais de PaaS”. Provavelmente, está relacionada à recentemente anunciada plataforma Adlink Edge da Adlink.

O Eclipse fog05 é uma “infraestrutura escalável” emergente destinada a virtualizar recursos de computação, armazenamento e comunicação de ponta a ponta da nuvem para o dispositivo de borda.

Ele também fornecerá uma abstração unificada para provisionar, gerenciar e monitorar aplicativos que funcionam por todo esse continuum. A plataforma fog05 usará a virtualização de dados como um serviço básico para análises, monitoramento e muito mais.

A comunidade IoT da Eclipse Foundation “sozinha” representa uma das maiores colaborações de código aberto do mundo, abrangendo 41 projetos de mais de 40 membros e mais de 4 milhões de linhas de código, diz a Fundação.

Sua mais recente pesquisa de IoT para desenvolvedores de 1.717 desenvolvedores Eclipse, publicada em abril, revelou um uso crescente do Linux (76%), Arm (70%) e MQTT (42%), entre outras descobertas.
 

Outras informações

As organizações e os desenvolvedores individuais são incentivados a ingressar no Edge Native Working Group.

Mais informações podem ser encontradas no anúncio da Eclipse Foundation. A Eclipse Foundation apresentará o Edge Native Working Group na conferência Edge Computing World no Museu de História da Computação em San Jose de 9 a 12 de dezembro.

O que está sendo falado no blog

No Post found.

publicado
Categorizado como Arch, bodhi, CentOS, Debian, Deepin, Elementary, Fedora, Gentoo, Kali, Kylin, LFS, Linux, Linux Mint, Mageia, Manjaro, Open Source, openSUSE, Pop!_OS, RedHat, Sabayon, Scientific, Software livre, Solus, SUSE, Tecnologia, Trisquel, Tutorial, Ubuntu, Zorin Marcado com , , , , , ,

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile