Eclipse OpenJ9 0.43 lançado com novas opções, e muito mais

E foi lançado o Eclipse OpenJ9 0.43 com novas opções, e muito mais. Confira as novidades dessa importante atualização.

O Eclipse OpenJ9 é uma implementação de máquina virtual Java escalável e de alto desempenho que é totalmente compatível com a Especificação de Máquina Virtual Java.

Enfim, o Eclipse OpenJ9 é a Java Virtual Machine de alto desempenho desenvolvida anteriormente pela IBM como J9 JVM. A Eclipse Foundation vem desenvolvendo o OpenJ9 há meia década.

Essa é uma Java Virtual Machine para OpenJDK otimizada para dimensões reduzidas, inicialização rápida e alto rendimento. Compila no Eclipse OMR (https://github.com/eclipse/omr) e combina com o repositório Extensions for OpenJDK for OpenJ9.

Eclipse OpenJ9 é uma implementação independente de uma Java Virtual Machine. “Implementação independente” significa que foi construído usando a especificação Java Virtual Machine sem usar nenhum código de qualquer outra Java Virtual Machine.

A JVM OpenJ9 combina com as bibliotecas de classe Java do OpenJDK para criar um JDK completo ajustado para espaço, desempenho e confiabilidade que é adequado para implementações em nuvem.

Agora, a Eclipse Foundation anunciou o lançamento do OpenJ9 0.43.

Novidades do Eclipse OpenJ9 0.43

Eclipse OpenJ9 0.43 lançado com novas opções, e muito mais
Eclipse OpenJ9 0.43 lançado com novas opções, e muito mais

Sim. Uma nova versão do Eclipse OpenJ9 já está disponível, a Java Virtual Machine de alto desempenho anteriormente desenvolvida pela IBM como J9 VM.

Eclipse OpenJ9 v0.43 como a nova versão suporta as versões 8, 11, 17 e 21 do OpenJDK. Os binários oficiais da versão OpenJ9 no Windows agora são construídos pelo Microsoft Visual Studio 2022.

No Linux, os binários OpenJ9 para x86_64/POWER/IBM Z são agora construídos usando o compilador GCC 11.2. Os binários AArch64 no Linux também foram atualizados para serem compilados pelo GCC 10.3 em comparação com o compilador GCC 7.5 desatualizado.

As versões do GCC para construir os binários OpenJ9 Linux ainda estão bem atrás do GCC upstream mais recente: GCC 13 estável e GCC 14 iminente, mas pelo menos melhores que as versões anteriores e podem render alguns benefícios de desempenho.

O Eclipse OpenJ9 0.43 também traz melhorias em seu comportamento de alocação de memória de páginas grandes e adiciona algumas novas opções.

A opção “-XX:[+|-]CRIUSecProvider” agora está disponível ao aproveitar o suporte CRIU, a opção “-XX:Compatibility” foi adicionada para um modo de compatibilidade para oferecer suporte a alguns aplicativos que precisam de recursos específicos (atualmente atendendo ao suporte Elasticsearch), e a opção “-XX:[+|-]CpuLoadCompatibility” é adicionada para retornar getProcessCpuLoad() e getSystemCpuLoad() de maneira compatível com o comportamento do OpenJDK.

Existem também várias correções de bugs e outros refinamentos no OpenJ9 0.43.

Para saber mais sobre essa versão do Eclipse OpenJ9 0.43, acesse a nota de lançamento.

E para mais informações sobre o software, consulte a documentação.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.