Emmabuntus DE4 1.00 lançado com base no Debian 11.0 Bullseye

O projeto Emmabuntus lançou uma nova atualização do seu sistema, o Emmabuntus DE4 1.00. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Emmabuntüs é uma distribuição Linux de desktop com edições baseadas no Xubuntu e no ramo Stable do Debian. Ele se esforça para ser amigável para iniciantes e razoavelmente leve sobre os recursos, para que possa ser usado em computadores mais antigos.

Ele também inclui muitos recursos modernos, como um grande número de programas pré-configurados para uso diário, barra de acoplamento para o lançamento de aplicativos, instalação fácil de codecs de software e mídia não livres e configuração rápida por meio de scripts automatizados.

Agora, o projeto publicou uma nova atualização de sua distro, o Emmabuntüs DE4 1.00.

Novidades do Emmabuntus DE4 1.00

Emmabuntus DE4 1.00 lançado com base no Debian 11.0 Bullseye
Emmabuntus DE4 1.00 lançado com base no Debian 11.0 Bullseye

Emmabuntus Debian Edition 4 1.00 (32 e 64 bits), é baseado na distribuição Debian 11.0 Bullseye e com suporte para ambientes de desktop XFCE e LXQt.

Esta distribuição foi originalmente projetada para facilitar o recondicionamento de computadores doados a organizações humanitárias, começando pelas comunidades Emmaüs (de onde o nome da distribuição obviamente vem), para promover a descoberta do Linux por iniciantes, bem como para estender o vida útil do hardware do computador, a fim de reduzir o desperdício induzido pelo consumo excessivo de matérias-primas.

Emmabuntus DE4 1.00 toma a base do Emmabuntus DE3 sob Debian 11 Bullseye, e suas últimas mudanças relativas à remoção de software proprietário em favor de alternativas gratuitas, como DWService substituindo Teamviewer, Jami substituindo Skype e a exclusão completa de Adobe Flash.

O Emmabuntus DE4 1.00 exibe o novo tema gráfico Ice criado por Juliette Taka, a artista gráfica que criou vários papéis de parede para o Debian, bem como um logotipo renovado, cujo novo visual foi desenhado por Jean-Claude, também conhecido como JCZ, que também fazia parte dos papéis de parede Debian projetos.

Desenvolvido pela série de kernel Linux 5.10 LTS com suporte de longo prazo, Emmabuntüs Debian Edition 4 1.00 apresenta o melhor e mais recente ambiente de desktop Xfce 4.16, junto com o ambiente de desktop LXQt 0.16.0, que você pode selecionar na primeira execução, uma instalação OEM modo através do instalador gráfico Calamares e novas ferramentas, incluindo VeraCrypt, GtkHash, Warpinator do Linux Mint e ferramentas zram.

Para acompanhar os tempos e oferecer aos usuários alternativas gratuitas para software proprietário popular, Emmabuntüs Debian Edition 4 1.00 substitui TeamViewer por DWService, Skype por Jami, PulseEffects por PulseAudio-Equalizer e remove completamente o plug-in Adobe Flash Player agora obsoleto.

Além disso, essa versão adiciona suporte para a instalação do reprodutor de desktop de código aberto do YouTube FreeTube através da Internet.

Além de tudo isso, este lançamento vem com um novo tema Ice desenhado por Juliette Taka e um logotipo Emmabuntüs renovado desenhado por JCZ, tutoriais atualizados para a instalação e apresentação da distribuição, bem como um “Manual do iniciante Debian Bullseye” atualizado por arpinux.

Entre alguns dos softwares notáveis ​​incluídos nesta versão, está o pacote de escritório LibreOffice, navegadores Mozilla Firefox ESR e Falkon, cliente de email e notícias Mozilla Thunderbird, Geany IDE, editor de imagens Darktable RAW, editor de áudio Audacity, transcodificador de vídeo HandBrake, vídeo Kdenlive editor, editor Inkscape SVG, pacote educacional GCompris e muitos outros.

Baixe e experimente o Emmabuntus DE4 1.00

A imagem ISO do Emmabuntus DE4 1.00 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.