EndeavourOS 2020.09.19 lançado com kernel 5.8 e mais

Foi lançada mais uma atualização do futuro do Antergos, o EndeavourOS 2020.09.19. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.

A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.

Agora, além de lançar o sistema operacional EndeavourOS ARM para dispositivos ARM, a equipe EndeavourOS também lançou a ISO de setembro de 2020, o Endeavor 2020.09.19, que inclui todas as atualizações de software mais recentes e algumas melhorias muito necessárias.

Novidades do EndeavourOS 2020.09.19

EndeavourOS 2020.09.19 lançado com kernel 5.8 e mais
EndeavourOS 2020.09.19 lançado com kernel 5.8 e mais

EndeavourOS 2020.09.19 melhora o instalador ainda mais adicionando novos slides ao Calamares, atualizando o instalador da Nvidia para suportar as últimas atualizações de driver da Nvidia e implementando um novo archiso, a ferramenta usada pelos desenvolvedores do Arch Linux para construir imagens ISO ao vivo do Arch Linux.

Além disso, o instalador foi atualizado para não instalar mais o software GNOME ou os gerenciadores de pacotes Plasma Discover por padrão ao instalar o EndeavourOS com ambientes de desktop GNOME, Budgie ou KDE Plasma devido à confusão que esses centros de aplicativos criaram para novos usuários.

“Isso trouxe muita confusão com os novos usuários pensando que era o nosso centro de software.”, explica o desenvolvedor.

Embora o software GNOME ou o Plasma Discover não sejam mais instalados por padrão, aqueles que precisam deles podem instalar qualquer um dos repositórios de software com apenas alguns cliques.

O Notificador de atualização do EndeavourOS também foi aprimorado nesta versão.

Ele agora tem um agendador redesenhado que pode ser definido para horário, diário, semanal ou mensal, mostra melhor as atualizações do AUR (repositório de usuários do Arch) do Arch Linux, e não exibe mais as notícias do Arch por padrão, pois confundia novos usuários.

Também foi aprimorado o login automático, especialmente para o Deepin Desktop, que parece ter sido quebrado em versões anteriores, pois os usuários que o habilitaram não conseguiram mais fazer login no ambiente de desktop.

O aplicativo de boas-vindas interno do EndeavourOS também possui alguns recursos novos. Ele adiciona um novo botão para permitir que os usuários alterem a resolução da tela, outro novo botão para permitir que os usuários selecionem um dos papéis de parede do EndeavourOS, bem como a capacidade de definir o papel de parede específico da área de trabalho do EndeavourOS por padrão.

Além disso, o aplicativo Bem-vindo agora verifica se o script do Reflector está instalado antes de recuperar a lista de espelhos mais recente da página Status do espelho do Arch Linux, torna mais fácil para os usuários navegar por pacotes da página do repositório do Arch Linux ou do AUR e adiciona suporte para o Língua chinesa.

Entre outras mudanças, aqueles que instalarem EndeavourOS com o gerenciador de janelas i3 usando a versão ISO de setembro de 2020 agora irão desfrutar de áreas clicáveis ​​para o navegador da web, gerenciador de arquivos e terminal no painel, suporte para adicionar um cliente de e-mail padrão, dicas de atalhos de teclado aprimoradas e novos papeis de parede.

Por último, mas não menos importante, o lançamento do EndeavourOS em setembro de 2020 vem com o melhor e mais recente kernel Linux 5.8, o navegador Mozilla Firefox 80, bem como todos os pacotes atualizados e patches de segurança mais recentes do Arch Linux.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EndeavourOS 2020.09.19

Essa distribuição usa o modelo de desenvolvimento conhecido como Rolling Release, o que significa que os usuários existentes receberão essas atualizações do mesmo sistema operacional, e assim será por toda a vida.

Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS 2020.09.19 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.