EndeavourOS Artemis Neo 22.7 lançado com kernel 5.18.16

Bryan Poerwo anunciou o lançamento do EndeavourOS Artemis Neo 22.7. Confira as novidades e veja onde baixar a distribuição.

Endeavor é uma distribuição Baseada no Arch Linux e que é considerada uma continuação do Antergos, um sistema que foi descontinuado recentemente.

A equipe de desenvolvimento surgiu a partir de desenvolvedores e membros da comunidade Antergos.

Agora, o fundador do EndeavourOS, Bryan Poerwo, anunciou o lançamento e a disponibilidade geral do EndeavourOS Artemis Neo 22.7 como o mais novo instantâneo ISO desta distribuição GNU/Linux baseada em Arch Linux para as massas.

Novidades do EndeavourOS Artemis Neo 22.7

EndeavourOS Artemis Neo 22.7 lançado com kernel 5.18.16
EndeavourOS Artemis Neo 22.7 lançado com kernel 5.18.16

O EndeavourOS Artemis Neo está aqui um mês e meio após o EndeavourOS Artemis como uma atualização menor, principalmente para oferecer àqueles que desejam implantar a distribuição baseada em Arch Linux em novos computadores com um meio de instalação/live atualizado com alguns dos mais recentes e as maiores tecnologias GNU/Linux e software de código aberto.

Alimentado pelo kernel Linux 5.18.16, bem como pelas pilhas gráficas Mesa 22.1.4, XOrg Server 21.1.4 e NVIDIA 515.65.01, o EndeavourOS Artemis Neo faz downgrade do instalador gráfico Calamares para a versão 3.2.59 de 3.2.60 para resolver um problema local, corrigir um problema de keyring do archlinux que afeta instalações offline e adicionar a capacidade do processo de instalação de classificar os espelhos do EndeavourOS para instalações online, além dos espelhos do Arch Linux.

No anúncio de lançamento, Bryan Poerwo, disse:

“Esta versão não está sendo enviada com grandes melhorias do nosso lado, mas tem algumas correções no lançamento do Artemis do mês passado e uma atualização upstream para o ambiente ao vivo e a opção de instalação offline. Portanto, não há correções feitas nas opções do DE, como o ícone vazio em nossas instalações do Plasma. Estamos trabalhando nisso.”

Portanto, os desenvolvedores ainda não abordaram questões mais importantes, como o ícone vazio nas instalações do KDE Plasma, que provavelmente será implementado no próximo grande lançamento que será lançado ainda este ano.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o EndeavourOS Artemis Neo 22.7

O EndeavourOS Artemis chegou no final de junho de 2022 como uma atualização massiva para esta popular distribuição GNU/Linux para fãs do Arch Linux, trazendo novos recursos como WirePlumber como sessão padrão e gerenciador de políticas para PipeWire, suporte para downgrade de pacotes EndeavourOS, um Budgie mais suave e nativo experiência de desktop, bem como uma opção de instalação integrada para EndeavourOS ARM.

Os usuários existentes do EndeavourOS Artemis não precisam baixar a nova versão ISO para manter suas instalações atualizadas.

Se você estiver executando o EndeavourOS Artemis, tudo o que você precisa fazer para receber as atualizações mencionadas é executar o comando sudo pacman -Syu em um emulador de terminal ou usar seu gerenciador de pacotes gráfico favorito para aplicar as atualizações mais recentes.

Para quem precisa fazer uma nova instalação a partir do zero, a imagem ISO do EndeavourOS Artemis Neo 22.7 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.