Entertainment Space coloca livros, jogos e filmes em primeiro plano

Lançado pelo Google para os tablets com Android, o Entertainment Space coloca livros, jogos e filmes em primeiro plano, ou seja, traz o foco para o conteúdo.

Muito foi feito ao longo dos anos sobre como os tablets Android são bons para o consumo de mídia e jogos, e talvez menos bons em todo o resto.

Agora, o Google parece estar adotando um grande momento do consumo de mídia – a empresa está lançando uma nova experiência Entertainment Space para tablets Android que coloca o foco firmemente em vídeo, jogos e e-books.

Entertainment Space coloca livros, jogos e filmes em primeiro plano

Entertainment Space coloca livros, jogos e filmes em primeiro plano
Entertainment Space coloca livros, jogos e filmes em primeiro plano

Lançado primeiro em alguns tablets Walmart Onn no final deste mês, o Entertainment Space estará disponível em outros tablets de empresas como Lenovo e Sharp ainda este ano.

Esta é a ideia: em vez de abrir aplicativos diferentes para encontrar o conteúdo que procura, você apenas poderá navegar em sua mídia e jogos selecionando as guias Assistir, Jogos ou Ler na parte superior da tela para ver os conteúdos disponíveis em uma grade.

A interface do usuário é integrada a uma nova tela inicial/aplicativo inicializador do Google e me lembra muito o que a Amazon vem fazendo com seus tablets Amazon Fire há anos.

Eles vêm com um fork do Android chamado Fire OS, que tem uma interface de usuário personalizada que coloca seu conteúdo gratuito ou comprado na frente e no centro, colocando-o em uma espécie de estante digital.

Uma coisa que torna a experiência do Entertainment Space do Google diferente é que você não está limitado a visualizar o conteúdo de um fornecedor (como Amazon ou Google). Você pode entrar em aplicativos compatíveis e ver filmes, programas de TV e outros conteúdos em um único espaço.

O Google afirma que, além do YouTube e do Google TV, a guia Assistir mostrará conteúdo do Hulu, Twitch e “muitos serviços adicionais”.

Outra coisa que é diferente é que, embora a interface do usuário seja um pouco diferente do Android padrão, sob o capô o Entertainment Space do Google está rodando no Android, em vez de um fork como o Fire OS.

E isso significa que você não precisa perder tempo para instalar a Google Play Store ou outros aplicativos de terceiros. Está pré-instalado.

Esta não é a primeira vez que o Google introduz uma interface de usuário personalizada que pode alterar a aparência do Android. No ano passado, a empresa lançou o Kids Space para tablets infantis.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.