Escuelas Linux 8.2 lançado com kernel 6.2, Moksha 0.4.0-7, e mais

E foi lançado o Escuelas Linux 8.2 com kernel 6.2, Moksha 0.4.0-7, e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

A distribuição Escuelas Linux é um sistema muito leve. O uso do Moksha como interface gráfica torna o consumo de recursos extremamente baixo e possibilita a instalação em praticamente qualquer computador com requisitos de 512 MB de RAM e 45 GB de disco rígido.

Vale ressaltar que, além do formato padrão, o Escuelas Linux suporta aplicativos nos formatos Snap, Flatpak e AppImage.

Agora, os desenvolvedores do Escuelas Linux anunciaram a disponibilidade geral da distribuição Escuelas Linux 8.0 em comemoração aos 25 anos de promoção do Software Livre e de Código Aberto (FOSS) em ambientes educacionais.

Novidades do Escuelas Linux 8

Escuelas Linux 8.2 lançado com kernel 6.2, Moksha 0.4.0-7, e mais
Escuelas Linux 8.2 lançado com kernel 6.2, Moksha 0.4.0-7, e mais

Alimentado pelo kernel Linux 6.2 para a edição de 64 bits, que é corrigido e compactado pelo System76, e pelo kernel Linux 4.19 LTS para a edição de 32 bits, o lançamento do Escuelas Linux 8.2 está aqui com a versão mais recente do Bodhi Linux desenvolvido ambiente de desktop até o momento, Moksha 0.4.0-7, oferecendo um ambiente altamente polido e bonito para executar aplicativos educacionais.

Falando sobre aplicativos, Escuelas Linux 8.2 inclui muitos softwares atualizados como Audacity 3.3.2, Blender 3.5, GCompris 3.2, Mozilla Firefox 113, LibreOffice 7.5.3, Minetest 5.7, Veyon 4.8, Kdenlive 23.04, Google Chrome 113, IBM Java 8.0, ONLYOFFICE 7.3.3, Wine 8.7, wxMaxima 23.04 e Zotero 6.0.26.

Além disso, várias correções também estão presentes nesta versão, como uma biblioteca ausente que impedia a abertura do GIMP, um problema que impedia os aplicativos Avogadro, Pencil2D e Kdenlive de abrir projetos no gerenciador de arquivos, um problema que impedia o Kdenlive de iniciar em computadores com CPUs antigas, uma falha no aplicativo GCompris, bem como um problema que impedia a inicialização do aplicativo KTuberling.

Para completar, uma correção também foi incluída na edição de 32 bits do Escuelas Linux para o editor de imagens GIMP, que não incluía o plug-in Magic for Image Computing (G’MIC) do GREYC, impedindo que centenas de efeitos fossem utilizáveis.

Por fim, Escuelas Linux 8.2 vem com um Escuelas Linux Developer Pack atualizado que inclui o Android Studio Flamingo 2022.2.1 e Eclipse 2023-03 IDE (Integrated Development Environmets).

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Escuelas Linux 8

Observe que, devido à grande complexidade das várias dependências e configurações de pacotes, não há atualmente nenhum caminho de atualização da série Escuelas Linux 7.0 para a versão 8.0, então você terá que fazer um backup de seus arquivos mais importantes e instalar o novo lançamento do Escuelas Linux do zero.

A imagem ISO do Escuelas Linux 8 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Devido ao enorme tamanho do ISO, você terá que baixar os arquivos .z01 e .zip e extrair apenas o arquivo .zip usando um gerenciador de arquivos que suporte arquivos ZIP divididos, como o PeaZip.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.