Como evitar que a Canonical recolha dados do seu sistema

Se você instalou o Ubuntu 18.04 LTS e não quer suas informações sejam enviadas, veja como fazer para evitar que a Canonical recolha dados do seu sistema.

Com o objetivo de aperfeiçoar o Ubuntu, a Canonical quer coletar dados para melhorar novos lançamentos. Esse promissor (e polêmico) recurso já está presente no recém lançado Ubuntu 18.04 LTS.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema
Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema

Como pode ser visto na imagem acima, a coleta é opcional e a escolha do usuário é questionada na primeira inicialização do sistema.

Na janela “Help improve Ubuntu” (Ajude a melhorar o Ubuntu) o usuário deverá selecionar a opção “No, don’t send system info” (Não, não envie informações do sistema), se não quiser enviar informações para a Canonical, ou “Yes, send system info to Canonical” (Sim, envie informações do sistema para a Canonical) para enviar os dados do seu PC.

A Canonical já afirmou que a informação recolhida será totalmente anonimizada e que é possível aos usuários deixarem de fornecer os seus dados a qualquer momento.

Segundo a empresa, as informações recolhidas são as seguintes:

  • Qual versão do Ubuntu está instalada;
  • Se existe conectividade;
  • Dados do hardware incluindo CPU, RAM, GPU e etc;
  • O fabricante do PC;
  • O país do usuário;
  • Quanto tempo demorou a instalação;
  • Se o auto login está ativo;
  • As partições do disco;
  • Se decidiu instalar codecs de terceiros;
  • Se decidiu descarregar atualizações durante a instalação.

Se você quiser ver todos os dados que são recolhidos, basta olha o arquivo /home/usuário/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04.

Mesmo que você tenha optado por permitir a coleta e depois tenha se arrependido, ainda é possível mudar sua escolha. Para fazer isso, basta seguir o procedimento abaixo.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema

Para evitar que a Canonical recolha dados do sistema, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 3. Execute o comando abaixo:

ubuntu-report -f send no

Após executar o comando acima, a informação guardada no arquivo /home/usuário/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04 será removida.

Para complementar, se a privacidade é mesmo uma questão importante para você, saiba que é possível ajustar o seu sistema a este nível acessando a opção “Configurações”, clicando em “Definições” e mudando as opções da área “Privacidade”.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema
Ajustando as opções de privacidade do Ubuntu
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.