Ubuntu 18.04 LTS já está disponível para download – Baixe agora!

Seguindo o cronograma estabelecido, finalmente está disponível a versão estável do Ubuntu 18.04 LTS e derivados oficiais. Conheça as novidades e descubra onde baixar a distro.


Com mais de seis meses de trabalho, o Ubuntu 18.04 LTS é apelidado de “Bionic Beaver” e é o sétimo lançamento LTS (Long Term Support) da Canonical.

Ubuntu 18.04 LTS já está disponível para download – Baixe agora!
Ubuntu 18.04 LTS já está disponível para download – Baixe agora!

Por conta disso, ele receberá atualizações de segurança e software por cinco anos, até abril de 2023, durante o qual receberá não menos do que cinco atualizações de manutenção, cada uma trazendo pilhas de kernel e gráficos atualizadas, dentre outros updates.

O Ubuntu 18.04 também é a primeira versão LTS do sistema a vir com o GNOME Shell como o ambiente de trabalho padrão no lugar do Unity da Canonical.

Mais sobre o Ubuntu 18.04 LTS

Novidades do Ubuntu 18.04 LTS

Como mudar do servidor gráfico Wayland para o Xorg no Ubuntu 17.10

Como esperado, o Ubuntu 18.04 LTS traz vários novos recursos e mudanças, começando com o uso do Servidor X.Org como servidor de exibição padrão novamente em vez do Wayland, que foi usado no Ubuntu 17.10.

Enquanto isso, a Canonical planeja reativar o Wayland como servidor de exibição padrão no Ubuntu 20.04 LTS. Por enquanto, essa opção será fornecida como uma Technical Preview, disponível na tela de login.

Ubuntu 18.04 LTS usará XOrg em vez do Wayland

Confira as principais novidades do Ubuntu 18.04 LTS

Outro novo recurso legal do Ubuntu 18.04 LTS é uma opção de “instalação mínima” no instalador gráfico. Ele permite que os usuários instalem o sistema operacional apenas com o navegador da web Mozilla Firefox e um punhado de utilitários padrão.

Ubuntu 18.04 LTS permitirá escolher entre instalação normal e mínima

Falando sobre o instalador gráfico, ele recebeu uma reformulação neste lançamento, então, você verá que um monte de opções diferentes foram adicionadas e outras removidas.

Desenvolvido em colaboração com a Microsoft, novas imagens otimizadas para o Hyper-V estão disponíveis para o Ubuntu 18.04 LTS, tornando-o o mais rápido desktop Ubuntu no desktop Windows.

Para ambientes em nuvem, as imagens em nuvem do Ubuntu 18.04 LTS são fornecidas com integração de aceleração de hardware para as GPUs da Nvidia.

Sobre essas imagens, Mark Shuttleworth, CEO da Canonical e fundador do Ubuntu, disse o seguinte:

“Operações multi-nuvem são o novo normal. Imagens de inicialização e otimizadas para desempenho do Ubuntu 18.04 LTS em todas as principais nuvens públicas fazem dele o sistema operacional mais rápido e eficiente para computação em nuvem, especialmente para tarefas de armazenamento e computação intensivas, como aprendizado de máquina.”

Ubuntu 18.04 LTS chega com GNOME 3.28

GNOME 3.28 lançado - Confira as novidades dessa versão

Como o Ubuntu 17.10, o Bionic Beaver vem com o ambiente de desktop GNOME mais recente por padrão.

GNOME 3.28 lançado – Confira as novidades dessa versão

Todos os aplicativos fornecidos pelo GNOME foram atualizados para a versão 3.28, exceto o gerenciador de arquivos Nautilus, que permanece na versão 3.26 devido ao fato de que a versão atual não lida mais com a área de trabalho (e atalhos no desktop). No entanto, o Nautilus recebeu uma reformulação adequada e sombria no Ubuntu 18.04 LTS.

O GNOME 3.28 sozinho traz muitas mudanças que você deve estar ciente se for atualizar do Ubuntu 17.10, que usa o ambiente de desktop GNOME 3.26.

Um recurso que precisa ser destacado aqui é que a interface do GNOME Shell agora suporta conexões Thunderbolt 3. Além disso, o novo aplicativo GNOME To Do do GNOME 3.28 também foi incluído por padrão no Ubuntu 18.04 LTS.

No que diz respeito à seleção de aplicativos, vale mencionar que o GNOME Calendar agora suporta previsões do tempo, o aplicativo GNOME Characters foi incluído como um substituto para o utilitário Mapa de Caracteres mais antigo e o GNOME Boxes agora usa o spice-vdagent, para oferecer melhor desempenho para clientes Spice.

O LibreOffice 6.0 é a suíte de escritório padrão, o navegador padrão Mozilla Firefox 59.0.2 e o OpenJDK 10 é o JRE/JDK padrão.

Vários aplicativos são fornecidos como Snaps

Ubuntu 16.04 LTS poderá oferecer atualizações via pacotes Snap

Conforme a Canonical avança suas tecnologias Snappy, que fornecem melhor isolamento e segurança, bem como suporte contínuo a atualização em todo o ciclo de vida LTS, não é de se estranhar que, por padrão, o Ubuntu 18.04 LTS venha pré-instalado com vários aplicativos no formato de pacote universal Snap.

Dentre esses aplicativos estão GNOME Calculator, GNOME Characters, GNOME Logs e o GNOME System Monitor. Para facilitar a instalação do Snaps pelos usuários, o aplicativo Ubuntu Software agora permite alternar facilmente entre diferentes canais do Snap Store.

Pra completar, mais de 3.000 Snaps estão disponíveis para instalação na Snap Store, incluindo aplicativos populares como Firefox, Spotify, Skype e Slack.

Programas que você pode instalar via Snap

Outras novidades

Confira as principais novidades do futuro Ubuntu 18.04 LTS

Outras mudanças notáveis ​​no Ubuntu 18.04 LTS incluem suporte para emoji colorido na maioria dos aplicativos, um método de clique com dois dedos agora está disponível para touchpads sem botões físicos (essa configuração pode ser alterada com o utilitário GNOME Tweaks) e um novo driver padrão para mouses e touchpads foi implementado, ou seja, libinput.

Você ainda poderá voltar para o driver Synaptics através do aplicativo Configurações se achar que o libinput não é para você, mas a Canonical disse que ele será removido em uma versão futura do Ubuntu.

Por último, mas não menos importante, o Ubuntu 18.04 LTS suspende automaticamente laptops quando estiverem usando a bateria, após 20 minutos de inatividade.

Novo Ubuntu, Velho kernel?

Kernel 4.15 lançado com correções para Meltdown e Spectre

Sob o capô, o Ubuntu 18.04 LTS é alimentado pela série de kernel do Linux 4.15, que recentemente chegou ao fim da vida.

No entanto, acreditamos que a Canonical continuará a suportá-lo até o lançamento do primeiro ponto de ataulização, o Ubuntu 18.04.1 LTS, que deve chegar no final deste ano com novas pilhas de kernel e gráficos.

Segundo a Canonical nas notas de lançamento:

“No Ubuntu 18.04 LTS, o gcc agora está configurado para compilar aplicativos como PIE (position independent executables), bem como com immediate binding, para fazer uso mais efetivo do ASLR (Address Space Layout Randomization). Todos os pacotes no main foram recompilados para aproveitar isso, com algumas exceções.”

As correções para as vulnerabilidades de segurança do Meltdown e do Specter também estão ativas.

Estes são alguns dos principais novos recursos desde o Ubuntu 17.10 (Artful Aardvark), mas se você quer conferir todas as novidades do Ubuntu 18.04 LTS, confira esse artigo:

Confira as principais novidades do futuro Ubuntu 18.04 LTS

Confira o Review do sistema, assistindo esse vídeo:

%CODE1%

Notas de lançamento do Ubuntu 18.04 LTS

Para mais detalhes sobre essa versão, dê uma olhada nas notas de lançamento abaixo (algumas ainda estão sendo atualizadas):

Você pode visualizar todos os links para as notas de lançamento do sabores oficiais oficiais do Ubuntu, clicando aqui.

Baixe e experimente o Ubuntu 18.04 LTS Bionic Beaver

Agora que você já sabe (quase) tudo sobre o Ubuntu 18.04 LTS, use os links abaixo para baixar a imagens ISO de instalação do sistema.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:
Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Confira o Review do sistema, assistindo esse vídeo:

%CODE1%

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.