Como evitar que a Canonical recolha dados do seu sistema

Se você instalou o Ubuntu 18.04 LTS e não quer suas informações sejam enviadas, veja como fazer para evitar que a Canonical recolha dados do seu sistema.

Com o objetivo de aperfeiçoar o Ubuntu, a Canonical quer coletar dados para melhorar novos lançamentos. Esse promissor (e polêmico) recurso já está presente no recém lançado Ubuntu 18.04 LTS.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema
Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema

Como pode ser visto na imagem acima, a coleta é opcional e a escolha do usuário é questionada na primeira inicialização do sistema.

Na janela “Help improve Ubuntu” (Ajude a melhorar o Ubuntu) o usuário deverá selecionar a opção “No, don’t send system info” (Não, não envie informações do sistema), se não quiser enviar informações para a Canonical, ou “Yes, send system info to Canonical” (Sim, envie informações do sistema para a Canonical) para enviar os dados do seu PC.

A Canonical já afirmou que a informação recolhida será totalmente anonimizada e que é possível aos usuários deixarem de fornecer os seus dados a qualquer momento.

Segundo a empresa, as informações recolhidas são as seguintes:

  • Qual versão do Ubuntu está instalada;
  • Se existe conectividade;
  • Dados do hardware incluindo CPU, RAM, GPU e etc;
  • O fabricante do PC;
  • O país do usuário;
  • Quanto tempo demorou a instalação;
  • Se o auto login está ativo;
  • As partições do disco;
  • Se decidiu instalar codecs de terceiros;
  • Se decidiu descarregar atualizações durante a instalação.

Se você quiser ver todos os dados que são recolhidos, basta olha o arquivo /home/usuário/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04.

Mesmo que você tenha optado por permitir a coleta e depois tenha se arrependido, ainda é possível mudar sua escolha. Para fazer isso, basta seguir o procedimento abaixo.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema

Para evitar que a Canonical recolha dados do sistema, faça o seguinte:

Passo 1. Abra um terminal (use as teclas CTRL + ALT + T);
Passo 3. Execute o comando abaixo:

ubuntu-report -f send no

Após executar o comando acima, a informação guardada no arquivo /home/usuário/.cache/ubuntu-report/ubuntu.18.04 será removida.

Para complementar, se a privacidade é mesmo uma questão importante para você, saiba que é possível ajustar o seu sistema a este nível acessando a opção “Configurações”, clicando em “Definições” e mudando as opções da área “Privacidade”.

Como evitar que a Canonical recolha dados do sistema
Ajustando as opções de privacidade do Ubuntu
Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Ads Blocker Image Powered by Code Help Pro

Bloqueador de anúncios detectado!!!

Nosso site precisa de publicidade para existir. Por favor, insira-o na lista de permissões/lista branca para liberar a exibição de anúncios e apoiar nosso site. Nosso conteúdo é GRATUITO, e tudo o que pedimos é isso!
Powered By
100% Free SEO Tools - Tool Kits PRO