FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável

Conheça FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável da Fairphone. Confira os detalhes desse dispositivo.

A Fairphone tem a missão de tornar os smartphones mais sustentáveis por meio de suporte de longo prazo, hardware modular, reparável e atualizável e o uso de materiais de origem ética quando possível.

Agora, a empresa trouxe o mesmo espírito para o espaço de áudio sem fio. Como esperado, a empresa lançou um novo par de fones de ouvido chamado Fairbuds XL.

FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável

FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável
FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável

Esses fones de ouvido sem fio, over-ear e com cancelamento de ruído foram projetados para oferecer o tipo de experiência que você espera de fones de ouvido premium.

Mas também são fáceis de desmontar, permitindo que você substitua rápida e facilmente as peças que se desgastam com o tempo.

A Fairphone está vendendo o Fairbuds XL para clientes na Europa por € 249, e a empresa começará a oferecer peças de reposição em breve, permitindo estender a vida útil dos fones de ouvido.

Não é incomum encontrar um par de fones de ouvido com almofadas auriculares substituíveis pelo usuário ou coberturas para a cabeça. Mas Fairphone não para por aí.

Você também pode substituir os alto-falantes, as tampas dos alto-falantes, as peças da faixa de cabeça, o cabo do alto-falante e até a bateria.

Você nem precisa de ferramentas para fazer alguns reparos básicos: você pode trocar a bateria usando apenas os dedos.

E a única ferramenta necessária para outros reparos é uma chave de fenda Phillips, que você pode usar para fazer coisas como desconectar os fones de ouvido da faixa de cabeça.

FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável
FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável

Teoricamente, esse tipo de design também abre a possibilidade de atualizar os componentes ao longo do tempo.

Você não apenas pode substituir uma bateria que está morrendo ou uma almofada de ouvido gasta, mas talvez um dia a empresa ofereça melhores alto-falantes, microfones ou outro hardware que você possa trocar em seu gabinete existente.

A Fairphone observa que os fones de ouvido também incorporam materiais reciclados e de comércio justo, incluindo alumínio reciclado, pasta de solda de estanho, plásticos e ouro de comércio justo.

A empresa observa que, por padrão, o Fairbuds XL vem sem carregador ou cabo USB, ambos disponíveis para compra separadamente.

Isso não é surpreendente para uma empresa que está comercializando a consciência climática como um ponto de venda, e as chances são de que você provavelmente tenha mais carregadores USB-C por aí do que sabe o que fazer agora.

Em termos de especificações, recursos e desempenho, os Fairbuds XL medem 190 x 180 x 70 mm e pesam 330 gramas e possuem um design dobrável que permite economizar espaço ao armazená-los.

Eles são classificados como IP54 para resistência à água e poeira, o que significa que você não vai querer usá-los em uma piscina, mas eles devem sobreviver a um pouco de chuva leve.

Os alto-falantes possuem drivers dinâmicos de 40 mm com resposta de frequência de 20 a 20 KHz e impedância de 32 ohm, 6 microfones (2 à esquerda e 4 à direita) e suporte para cancelamento de ruído ativo (ANC).

FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável
FairBuds XL, os fones de ouvido com design modular e reparável

Com suporte para Bluetooth 5.1, eles devem funcionar com a maioria dos dispositivos móveis modernos, mas você também pode usá-los como fones de ouvido com fio com um cabo USB-C ou adaptador de áudio USB-C para 3,5 mm.

Os fones de ouvido têm uma bateria de 800 mAh que, segundo Fairphone, oferece até 26 horas de duração para ouvir música ou fazer chamadas com o ANC ativado ou 30 horas com ele desativado. Você também deve obter até 320 horas em standby.

O Fairbuds XL não suporta carregamento rápido, pois leva cerca de 3 horas para recarregar totalmente a bateria, que Fairphone diz que deve manter cerca de 80% de sua capacidade após 500 ciclos de carga.

Mas, como a bateria pode ser substituída pelo usuário, teoricamente este pode ser o último par de fones de ouvido que você comprará (supondo que a empresa permaneça no mercado por tempo suficiente para continuar fornecendo baterias e outras peças de reposição nos próximos anos e décadas, ou você compra um fornecimento vitalício dessas peças agora).

Mas como esta é uma nova categoria de produto para Fairphone, a empresa só promete continuar oferecendo peças de reposição por cerca de dois anos (o mesmo período da garantia padrão).

Uma vez que a empresa consiga coletar mais informações sobre a frequência com que as peças realmente falham e precisam ser substituídas, ela pode estender a disponibilidade garantida de peças sobressalentes.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.