Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento

Diferente do que acontece com outras marcas e modelos, o Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento.

Google, Qualcomm e empresas como a Samsung estão trabalhando para garantir que os smartphones recebam atualizações de sistema operacional e segurança por mais tempo – compre um novo telefone Samsung hoje e ele ainda deve receber atualizações de segurança em quatro anos.

Mas uma pequena empresa holandesa chamada Fairphone está se saindo um pouco melhor do que isso.

Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento

Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento
Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento

Cinco anos após o lançamento do Fairphone 2, o telefone ainda está recebendo atualizações. A boa notícia é que a última atualização o torna o único smartphone de 2015 a receber suporte oficial para Android 9. A má notícia é que o Android 9 já tem alguns anos neste momento.

Mas Fairphone observa que foi capaz de entregar a atualização sem qualquer ajuda da Qualcomm, que não oferece mais suporte a atualizações do Android para o chipset do telefone, trabalhando com a distribuição de código aberto LineageOS Android e passando por centenas de milhares de testes para receber a certificação do Google para permitir que o software inclua aplicativos e serviços do Google.
Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento
E embora o Android 9 possa não ser um software de última geração em 2021, ao continuar a dar suporte a pelo menos parte de seus telefones por cinco anos ou mais, o Fairphone torna um pouco menos provável que você sinta a necessidade de substituir seus telefones com regularidade.

A Fairphone também vende peças de reposição, incluindo baterias que podem ser úteis se você planeja ficar com o telefone por um longo tempo.

Atualizações de software e peças reparáveis ​​e substituíveis (e às vezes até atualizáveis) podem ajudar a reduzir o lixo eletrônico e reduzir a quantidade de matéria-prima necessária para fazer novos telefones, o que é uma grande parte do motivo pelo qual a Fairphone oferece essas coisas.

Ao contrário da maioria dos fabricantes de telefones, a Fairphone é uma empresa social, o que significa que a organização não está apenas focada em obter lucro, mas também considera o impacto ambiental e ético de seus produtos – a empresa também tenta usar materiais de origem ética em seus telefones.

Fairphone começou a oferecer uma versão beta do Android 9 no ano passado, mas agora a versão estável do Android 9 começará a lançar uma atualização do Android 9 para o Fairphone 2 hoje, mas será um lançamento em etapas, portanto, alguns usuários podem não receber a atualização até abril 18, 2021.

O Fairphone 2, se você estiver curioso, é alimentado por um processador Qualcomm Snapdragon 801 e possui 2 GB de RAM, 32 GB de armazenamento eMMC5, bateria de 2.420 mAh, câmera traseira de 12 MP, câmera frontal de 5 MP e suporte para 4G LTE.
Fairphone 2 ainda recebe atualizações do Android depois de 5 anos do lançamento
A Fairphone lançou originalmente o telefone no final de 2015 com Android 5. Uma atualização do Android 6 foi lançada em 2017, seguida pelo Android 7 em 2018 e agora o Android 9 três anos depois.

É seguro dizer que a Fairphone está cumprindo sua promessa de oferecer suporte de longo prazo para o telefone … mas os usuários claramente tiveram que esperar um pouco pela última atualização

Embora o objetivo seja oferecer um telefone sustentável e ético, o impacto do Fairphone na indústria em geral é provavelmente muito pequeno. A empresa diz que, ao todo, vendeu cerca de 115.000 smartphones Fairphone 2.

Isso não é ruim para um dispositivo de nicho, mas é uma gota d’água no oceano quando se trata do mercado geral de smartphones.

Os modelos mais recentes da empresa são o Fairphone 3 e o Fairphone 3+, que foram lançados pela primeira vez em 2019 com processadores Qualcomm Snapdragon 632 e software Android 9, e que terão suporte até pelo menos agosto de 2024 com:

  • Atualização do Android 11 chegando no segundo semestre de 2021
  • Pelo menos mais uma atualização importante do Android no futuro (novamente, sem suporte oficial da Qualcomm)
  • Peças sobressalentes e acessórios disponíveis até pelo menos agosto de 2024
  • Roteiro de suporte de software pelo menos até 2024

Uma desvantagem para os telefones da empresa? Eles não estão disponíveis na América do Norte.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.