Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5.0 – Confira as novidades

O Projeto Fedora anunciou o lançamento do Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5 e mais. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

O Fedora (anteriormente Fedora Core) é uma distribuição Linux desenvolvida pelo Projeto Fedora, apoiado pela comunidade e de propriedade da Red Hat. O Fedora contém software distribuído sob uma licença gratuita e de código aberto e tem como objetivo estar na vanguarda dessas tecnologias.

Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5.0 - Confira as novidades
Fedora 30 lançado com o GNOME 3.32 e Kernel 5.0 – Confira as novidades

O Fedora tem uma reputação de se concentrar em inovação, integrando novas tecnologias desde o início e trabalhando de perto com as comunidades Linux upstream.

O desktop padrão no Fedora é o ambiente de desktop GNOME e a interface padrão é o GNOME Shell. Outros ambientes de área de trabalho, incluindo o KDE, o Xfce, o LXDE, o MATE e o Cinnamon, estão disponíveis.

O Projeto Fedora também distribui variações personalizadas do Fedora, chamadas de spins do Fedora. Eles são criados com conjuntos específicos de pacotes de software, oferecendo ambientes de desktop alternativos ou visando interesses específicos, como jogos, segurança, design, computação científica e robótica.

Agora, o Projeto Fedora anunciou o lançamento da versão final do tão aguardado sistema operacional Fedora 30 para computadores pessoais.

Novidades do Fedora 30

Depois de mais de seis meses em desenvolvimento, o sistema operacional Fedora Linux 30 finalmente está chegou para dar aos fãs acesso a algumas das maiores e mais recentes tecnologias GNU/Linux e softwares de código aberto.

Além de componentes atualizados, o Fedora 30 vem com muitos novos recursos, otimizações e várias outras melhorias para uma experiência mais rica no Fedora Linux.

Há algumas grandes adições no Fedora 30, como a capacidade de instalar os ambientes de desktop Deepin e Pantheon junto com os sabores existentes e renomados como o GNOME, o KDE Plasma, o Xfce, o LXQt, o MATE, o Cinnamon e outros.

É claro que o Fedora 30 vem com os mais recentes ambientes de desktop GNOME 3.32 e KDE Plasma 5.15, e é alimentado pelo kernel Linux 5.0, GCC 9, Bash 5.0 e PHP 7.3.

Sob o capô, o Fedora 30 vem com várias melhorias no sistema de gerenciamento de pacotes DNF, que alimenta tudo o que você instala, atualiza ou remove em seus computadores Fedora.

Os metadados do repositório DNF agora são compactados com o formato zchunk, além do gzip e do xz, para acelerar os deltas, o que facilita muito a atualização do seu sistema operacional Fedora 30.

Sobre isso, o Projeto Fedora explicou:

“Todos os metadados do repositório dnf para o Fedora 30 Beta são compactados com o formato zchunk, além de xz ou gzip. O zchunk é um novo formato de compactação projetado para permitir deltas altamente eficientes. Quando os metadados do Fedora são compactados usando zchunk, o dnf baixa apenas as diferenças entre quaisquer cópias anteriores dos metadados e da versão atual.”

O suporte para dispositivos ARM também foi melhorado no lançamento do Fedora 30, que agora pode ser executado em computadores de placa única Raspberry Pi 2 e Raspberry Pi 3.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Fedora 30

A imagem ISO do Fedora 30 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

O que está sendo falado no blog

Veja mais artigos publicados neste dia…

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.