Fedora 34 terá MariaDB atualizado e outras mudanças importantes

Como parte do seu cronograma de lançamento, foi anunciado que o Fedora 34 terá MariaDB atualizado e outras mudanças importantes.

O Fedora 34 será a próxima versão desse sistema baseado no Red Hat com suporte comunitário independente. Em meio a exxpectativa desse lançamento, muita coisa acontece e decisões importantes são tomadas. Decisões como o que virá instalado no sistema e outros detalhes.

Fedora 34 terá MariaDB atualizado e outras mudanças importantes

Fedora 34 terá MariaDB atualizado e outras mudanças importantes
Fedora 34 terá MariaDB atualizado e outras mudanças importantes

O Comitê de Engenharia e Direção do Fedora (Fedora Engineering and Steering Committee, ou FESCo) aprovou um novo lote de mudanças esta semana para o Fedora 34 que deve sair na próxima primavera.

Entre as mudanças aprovadas esta semana para o Fedora 34 incluem:

  • Para pouca surpresa, a FESCo aprovou o uso de GCC 11 e Glibc 2.33 como os componentes de conjunto de ferramentas do compilador de última geração que virão na próxima primavera. O Fedora continuará a ser fornecido com a coleção de compiladores GNU mais recente como seu compilador de código padrão.
  • MariaDB 10.5 foi aprovado como esta alternativa ao MySQL no Fedora.
  • Stratis 2.2 foi aprovado para pousar no Fedora 34. Stratis 2.2 tem uma variedade de melhorias em relação às versões anteriores para esta tecnologia de armazenamento Red Hat construída sobre LVM e XFS. (Stratis 2.3 já foi lançado, então vamos ver se isso acaba chegando também como uma atualização.)
  • Os serviços do GNOME Keyring serão modularizados e gerenciados pelo systemd ao invés do daemon monolítico atual.
  • GNU Make não será mais fornecido por padrão no buildroot para Koji e Mock. Pouco mais da metade dos pacotes que estão sendo construídos atualmente para o Fedora não precisam realmente do Make, o que por sua vez pode ajudar a reduzir o tempo de download e o uso da rede, etc.
  • Foi aprovado o cancelamento do Name Server Cache Daemon (NSCD) em favor do System Security Services Daemon (SSSD). Mas em vez de remover o NSCD para o Fedora 34, ele simplesmente se tornará obsoleto, embora sua remoção tenha sido aprovada para uma versão posterior do Fedora 34.

Mais detalhes na lista de discussão do FESCo.

O cronograma do Fedora 34 coloca o prazo de conclusão do ponto de verificação de mudança em 9 de fevereiro, seguido pela ramificação do Fedora Rawhide, o lançamento beta no final de março, e visando o lançamento oficial do Fedora 34 no final de abril.

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.