FFmpeg 6 lançado com suporte de imagem Radiance HDR, e mais

O projeto FFmpeg lançou o FFmpeg 6 lançado com suporte de imagem Radiance HDR, e mais. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

FFmpeg é uma ferramenta muito poderosa com a qual podemos realizar muitas tarefas relacionadas a vídeo e áudio, e que também permite gravar a tela do nosso PC.

O software é um framework multimídia popular, que permite aos usuários para decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, stream, filtro e reproduzir praticamente qualquer coisa que os seres humanos e máquinas criaram.

Agora, o projeto FFmpeg lançou uma nova versão principal de seu framework multimídia que é usado por vários jogos e aplicativos, o FFmpeg 6.

Novidades do FFmpeg 6

FFmpeg 6 lançado com suporte de imagem Radiance HDR, e mais
FFmpeg 6 lançado com suporte de imagem Radiance HDR, e mais

Apelidado de “Von Neumann”, o FFmpeg 6.0 está aqui mais de um ano depois do FFmpeg 5.0 “Lorentz” e apresenta vários novos recursos, como suporte para o formato de imagem Radiance HDR (RGBE), decodificação VA-API (API de aceleração de vídeo) e codificação para 10 bits e fluxos 422/444 HEVC e VP9 de 12 bits, bem como um novo modo para o filtro cropdetect para permitir que ele detecte a área de corte com base em vetores de movimento e bordas.

O FFmpeg 6.0 também apresenta suporte para o formato de imagem WBMP (Wireless Application Protocol Bitmap), suporte para codificação NVEC AV1, suporte oneVPL para QSV e suporte para a sintaxe filtergraph na interface de linha de comando do FFmpeg para passar o conteúdo do arquivo como valores de opção prefixando o nome da opção com ‘/’.

Vários novos decodificadores e codificadores estão presentes nesta versão, como um decodificador de áudio Micronas SC-4, decodificador APAC, decodificadores Media 100i, decodificador ViewQuest VQC, decodificador MediaCodec via NDKMediaCodec, codificador MediaCodec, codificador QSV AV1, decodificação QSV e codificação para 10 bits e 12 bits 422/444 HEVC e VP9, decodificador WADY DPCM, decodificador CBD2 DPCM, decodificador e demuxer XMD ADPCM, decodificador e demuxer WavArc, decodificador bonk, decodificador RKA.

Novos demuxers também foram adicionados, incluindo APAC demuxer, bonk demuxer, LAF demuxer, SDNS demuxer, WADY DPCM demuxer, XMD ADPCM demuxer, WavArc demuxer e RKA demuxer.

O FFmpeg 6.0 também apresenta vários novos filtros, como filtro de captura de vídeo ddagrab (duplicação de área de trabalho), filtro a3dscope, filtro backgroundkey, filtro showcwt multimídia, filtro de vídeo corr, filtro de áudio adrc, filtro de áudio afdelaysrc, filtro de vídeo ssim360, hstack_vaapi, vstack_vaapi e Filtros xstack_vaapi, bem como filtros hstack_qsv, vstack_qsv e xstack_qsv.

Entre outras mudanças dignas de nota, o FFmpeg 6.0 deprecia os decodificadores CrystalHD, requer a criação de threading, agora executa cada muxer em um thread separado, adiciona Media 100 ao filtro de fluxo de bits MJPEGB, adiciona DTS ao filtro de fluxo de bits de reordem PTS e adiciona novos comandos opções de linha, incluindo ffmpeg -shortest_buf_duration, ffmpeg -stats_enc_pre[_fmt], ffmpeg -stats_enc_post[_fmt], ffmpeg -stats_mux_pre[_fmt], e ffmpeg -fix_sub_duration_heartbeat.

Para saber mais sobre o FFmpeg 6, acesse a nota de lançamento.

Como instalar ou atualizar

Para instalar a versão mais recente do FFmpeg nas principais distribuições Linux, use esse tutorial:
Como instalar o framework multimídia FFmpeg no Linux via Snap
Como instalar a versão mais recente do FFmpeg no Linux Debian, Ubuntu e Fedora
Como codificar vídeo H.265 usando FFmpeg no Linux (4K e 8K)

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.