FFmpeg completou 20 anos – Saiba mais sobre esse incrível software livre

FFmpeg completou 20 anos - Saiba mais sobre esse incrível software livre
FFmpeg completou 20 anos - Saiba mais sobre esse incrível software livre

O tem passou, e de repente, o FFmpeg completou 20 anos. Por isso, saiba mais sobre esse incrível software livre neste artigo.

Há poucos dias, especificamente no dia 20/12/2020, o programa de Software Livre denominado “FFmpeg” completou 20 anos dentro do leque de aplicações gratuitas e abertas, disponíveis e atualizadas, para uso e fruição de toda a Comunidade.

Por isso, hoje farei uma breve revisão da referida aplicação, e o mais atual e útil sobre ela, que é do interesse e útil a todos.

FFmpeg completou 20 anos – Saiba mais sobre esse incrível software livre

FFmpeg completou 20 anos – Saiba mais sobre esse incrível software livre

De acordo com o site oficial do FFmpeg, este programa de Software Livre é:

“Uma estrutura multimídia líder, capaz de decodificar, codificar, transcodificar, mux, demux, streaming, filtrar e reproduzir praticamente tudo que humanos e máquinas criaram. Suporta desde os formatos antigos mais escuros até os mais atuais. E independentemente de terem sido projetados por um comitê de padrões, a comunidade ou uma empresa. É altamente portátil também – o FFmpeg compila, executa e passa em nossa infraestrutura de teste FATE em Linux, Mac OS X, Microsoft Windows, BSD, Solaris e mais, em uma ampla variedade de ambientes de desenvolvimento, arquiteturas de máquina e configurações.”

Considerando que, de uma forma mais coloquial e compreensível, e citando um documento online gratuito e espanhol, que vale a pena consultar no «FFmpeg» («Fast Forward MPEG»), esta ferramenta de software é:

“Um utilitário de linha de comando simples, mas rico em recursos, para permitir a manipulação (incluindo decodificação, codificação, transcodificação, mixagem, demuxing, streaming, filtragem e reprodução) de arquivos de multimídia e vídeo. Este utilitário difere de outro software orientado para GUI, pois usa a metodologia WYSIWYG (o que você vê é o que você obtém). Em vez de menus e funções ocultas, tudo pode ser encontrado simplesmente digitando ffmpeg -h ao configurar ou seguindo a documentação completa.”

Atualmente, a última versão estável do FFmpeg é 4.3.1, do branch stable, que foi lançado em 11/07/20. É digno de nota que aproximadamente a cada 6 meses o Projeto FFmpeg faz um novo lançamento importante.

Lançamentos únicos aparecerão entre os principais lançamentos que adicionam correções de bugs significativas, mas sem novos recursos.

No entanto, seus desenvolvedores limitam o seguinte:

“As versões estáveis ​​são destinadas a distribuidores e integradores de sistemas. Os usuários que desejam compilar a partir do código-fonte por conta própria são fortemente encorajados a considerar o uso do branch de desenvolvimento, esta é a única versão na qual os desenvolvedores do FFmpeg estão trabalhando ativamente. O branch estável escolhe algumas mudanças selecionadas do branch de desenvolvimento, que, portanto, recebe muito mais correções de bugs e muito mais rápidas, como recursos adicionais e patches de segurança.”

Por fim, para saber mais sobre o assunto, acesse sua Wiki e Documentação oficial, em inglês.

Por Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile