Fim do vazamento de memória do GNOME Shell! Confira!

Matthias Clasen, do Projeto GNOME, anunciou o lançamento do GNOME 3.28.2, que traz como principal destaque uma correção que decreta o fim do vazamento de memória do GNOME Shell. Confira todas as novidades desse update.


Chegando um mês após o lançamento do primeiro ponto, o GNOME 3.28.2 foi lançado com mais correções de bugs e melhorias para tornar o ambiente de desktop GNOME 3.28 o mais estável e confiável possível.

Fim do vazamento de memória do GNOME Shell! Confira!
Fim do vazamento de memória do GNOME Shell! Confira!

Entre as mudanças encontradas no GNOME 3.28.2 estão muitas correções para o NetworkManager e para duas falhas no Epiphany, melhor desempenho na coleta de lixo para corrigir o vazamento de memória do GNOME Shell, outras correções de vazamento de memória, e várias correções do GNOME Shell.

Além disso, agora o Mutter respeita inibidores quando estiver contabilizando para monitorar o tempo ocioso.

Essa atualização também traz correções de animação de janela no Wayland, e várias correções de compilação do FreeBSD também foram incluídas neste lançamento, bem como as outras supressões de correções de bugs e atualizações de tradução.

Fim do vazamento de memória do GNOME Shell?

O GNOME 3.28.2 inclui correções para o infame vazamento de memória do GNOME que todo mundo estava falando ultimamente.

No anúncio, Matthias Clasen disse o seguinte:

“Tenho o prazer de anunciar o lançamento do GNOME 3.28.2, o lançamento planejado para a série GNOME 3.28. Ele inclui inúmeras correções de bugs, melhorias de documentação e atualizações de tradução, com destaque para algumas correções para o amplamente discutido vazamento de memória do GNOME shell.”

Por conter correções para o vazamento de memória do GNOME Shell e várias outras importantes correções, o Projeto GNOME convida a todos os fornecedores de sistemas operacionais baseados em Linux que atualizem seus repositórios de software para os pacotes da pilha do GNOME 3.28.2o o mais rápido que for possível.

Dessa forma, os usuários também poderão atualizar seus computadores para o GNOME 3.28.2. Claro, isso inclui o recém-lançado sistema operacional Ubuntu 18.04 LTS (Bionic Beaver), embora a Canonical tenha dito há algum tempo que trabalhou com os desenvolvedores do GNOME para incluir a correção para esse vazamento de memória.

Até que os pacotes do GNOME 3.28.2 cheguem aos repositórios de software ds distribuição Linux que você usa, você mesmo pode compilá-los usando o instantâneo oficial do projeto BuildStream ou baixando os pacotes fonte aqui.

Infelizmente, ambos podem ser bem complicados de usar. Por isso, o ideal é aguardar a atualização fornecida pela sua distribuição.

Agora, o Projeto GNOME vai agora focar no próximo grande lançamento, o GNOME 3.30, que será lançado no dia 5 de setembro de 2018.

Quando você atualizar o Gnome do seus sistema, não esqueça de deixar a sua opinião nos comentários, para que todos saibam como está essa atualização.

O que está sendo falado no blog

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.