Finnix 123 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Ryan Finnie anunciou o lançamento do sistema operacional Finnix 123, baseado no Debian 11 Bullseye. Confira as novidades e descubra onde baixar a distro.

Finnix é uma distribuição de CD Linux inicializável, pequena e independente para administradores de sistema, baseada no Debian e voltada para administradores de sistema.

Ele pode ser usado para montar e manipular discos rígidos e partições, monitorar redes, reconstruir registros de inicialização, instalar outros sistemas operacionais e muito mais.

Uma vez que é voltado principalmente para administradores de sistema, Finnix não usa um ambiente gráfico.

Agora, Ryan Finnie anunciou o lançamento e disponibilidade geral da distribuição Finnix 123.

Novidades do Finnix 123

Finnix 123 lançado com base no Debian 11 Bullseye
Finnix 123 lançado com base no Debian 11 Bullseye

Finnix 123 está aqui quase sete meses após Finnix 122 e traz uma grande mudança, nomeadamente o fato de que a distro orientada para sysadmin agora é baseada na última série do sistema operacional Debian 11 Bullseye, ao invés de rastrear os repositórios de teste do Debian.

Embora a distribuição ainda seja alimentada pela série de kernel Linux 5.10 LTS, a versão Finnix 123 adiciona vários recursos para administradores de sistema, como as opções de linha de comando do kernel sshd e passwd (por exemplo, sshd passwd=foo ou sshd passwd=root:foo ou passwd=finnix:bar), bem como um manipulador básico “command-not-found” que fornece aos usuários instruções explícitas sobre como instalar certos pacotes.

Além disso, esta versão atualiza o comando finnix para instruir os usuários sobre como habilitar o suporte para o sistema de arquivos ZFS, introduz um novo pacote chamado jove (Jonathan’s Own Version of Emacs), que é um texto compacto, mas poderoso no estilo Emacs editor e adiciona man-pages para vários comandos específicos do Finnix, incluindo wifi-connect e locale-config.

Outra mudança interessante é o fato de que a ID da máquina agora é estável durante as reinicializações e é gerada automaticamente a partir do DMI.

Segundo o desenvolvedor:

“Isso é usado para, por exemplo, o ID do cliente DHCP, de forma que várias reinicializações não devem mais percorrer IPs dinâmicos em uma rede.”

Além dessas mudanças, Finnix 123 remove os pacotes ftp, ftp-ssl e zile, melhora o sistema de construção e corrige muitos bugs presentes em versões anteriores.

Para saber mais sobre essa versão da distribuição, acesse a nota de lançamento.

Baixe e experimente o Finnix 123

A imagem ISO do Finnix 123 já pode ser baixada acessando a página de download da distribuição.

Verifique se a imagem ISO está corrompida

Antes de gravar a imagem ISO que você baixou, verifique se ela está corrompida usando o tutorial abaixo:
Como verificar se uma imagem ISO está corrompida

Você pode baixar Finnix 123 agora no site oficial. Esta libertação contém um total de 575 pacotes e só é suportado em sistemas de 64-bit (amd64). Se você quiser usar Finnix em 32-bit (/ PowerPC 586/686) de sistemas, você terá que baixar uma versão muito mais antiga.

Como gravar uma imagem ISO no Linux

Quem precisar gravar a imagem ISO após o download, pode usar esse tutorial do blog:

Como gravar uma imagem ISO Usando o Nautilus
Como gravar uma imagem ISO usando o Terminal
Como criar um pendrive de instalação
Como criar um pendrive inicializável com GNOME Disks
Como criar um pendrive inicializável com o Etcher no Linux

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.