Firefox 106 já está disponível para download

E o Firefox 106 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 106 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 106 já está disponível para download

Firefox 106 já está disponível para download
Firefox 106 já está disponível para download

Embora ainda esteja faltando o tão esperado gesto horizontal de dois dedos para navegar para trás e para frente em um site sem ter que manter pressionada a tecla Alt, a versão Mozilla Firefox 106 está aqui para introduzir recursos de anotação no visualizador de PDF integrado que permitem que você escreva texto, desenhe ou adicione assinaturas a arquivos PDF.

Esse recurso está em teste há algum tempo, mas é ativado por padrão no Firefox 106. Os recursos de anotação em PDF são bastante básicos nesta versão, permitindo que você escreva texto ou desenhe. Você poderá alterar o tamanho e a cor da ferramenta de texto, bem como a espessura, opacidade e cor da ferramenta de desenho.

Outro novo recurso interessante da versão Firefox 106 é chamado Firefox View, que é implementado como uma guia fixa, prometendo ajudá-lo a voltar ao conteúdo que você descobriu anteriormente, permitindo alternar aparentemente entre seus dispositivos que executam o Firefox. Se você não gostar, poderá removê-lo clicando com o botão direito do mouse na guia fixada e escolhendo “Remover”.

Para quem está instalando ou executando o Firefox pela primeira vez, o Firefox 106 apresenta uma nova tela de boas-vindas para ajudá-lo a configurar o navegador da Web para atender às suas necessidades.

A nova tela de boas-vindas permite definir o Firefox como navegador padrão, importar itens de uma instalação antiga ou de outro navegador da Web, escolher um esquema de cores padrão e instalar o Firefox em um dispositivo móvel usando um código QR.

Além de tudo isso, o Firefox 106 também traz grandes mudanças no WebRTC para melhorar o compartilhamento de tela do Windows e Wayland, desempenho e confiabilidade do RTP, estatísticas e muito mais. Há também as correções usuais de bugs e segurança para tornar o Firefox mais estável e confiável em seu sistema.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 106 em 18 de outubro de 2022, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.