Firefox 113 já está disponível para download

E o Firefox 113 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 113 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 113 já está disponível para download

Mozilla Firefox 113 já está disponível para download
Mozilla Firefox 113 já está disponível para download

O ciclo de lançamento mensal do Firefox continua e o Firefox 113 está aqui como uma atualização valiosa para o lançamento anterior, o Firefox 112, trazendo suporte aprimorado para imagens AVIF na Web, graças à implementação do suporte para imagens AV1 animadas (AVIS).

Aqui está um exemplo (não funcionará com versões anteriores do Firefox).

O Mozilla Firefox 113 também apresenta um gerador de senha integrado mais seguro que agora também inclui caracteres especiais ao gerar senhas, uma nova localidade para tadjique (tg), bem como um recurso Picture-in-Picture aprimorado que permite verificar a duração do vídeo , retroceda um vídeo e habilite mais facilmente o modo de tela inteira.

Além disso, o Firefox 113 apresenta um mecanismo de acessibilidade reprojetado que promete melhorar significativamente a velocidade, a estabilidade e a capacidade de resposta do navegador da Web para aqueles que usam leitores de tela.

Além disso, esta versão habilita o menu de resultados Awesomebar para todos os usuários em uma tentativa de finalmente permitir que você remova os resultados do histórico e descarte os resultados patrocinados do “Firefox Suggest”.

Também há boas notícias para os usuários do Android, pois o Firefox 113 traz suporte para decodificação de vídeo AV1 acelerada por hardware por padrão em hardware compatível ou via decodificação de software, permite Canvas2D acelerado por GPU por padrão, adiciona a capacidade de imprimir de sites que usam o window.print () e introduz várias melhorias na interface do usuário no visualizador de PDF integrado para facilitar o salvamento direto de documentos PDF.

Para desenvolvedores da web, o Firefox 113 também adiciona suporte para vários recursos WebRTC para melhorar a interoperabilidade, adiciona suporte à consulta de mídia CSS de script, adiciona suporte para as funções de cor da especificação de cor (nível 4), adiciona suporte para a propriedade de ajuste de cor forçada , e apresenta a capacidade de scripts de módulo importar outros scripts de módulo ES em worklets.

Entre outras mudanças dignas de nota, esta versão remove os tipos mozRTCPeerConnection, mozRTCIceCandidate e mozRTCSessionDescription há muito obsoletos, pois os sites agora devem utilizar as variantes não prefixadas.

Por último, mas não menos importante, o Firefox 113 melhora ainda mais a importação de favoritos de navegadores baseados no Chrome, introduzindo suporte para importar os favicons para esses favoritos por padrão, para que você possa identificá-los mais facilmente após a importação.

Os usuários do Ubuntu terão que esperar que a nova versão do Firefox chegue como um pacote Snap em seus repositórios, e os usuários que dependem das atualizações OTA poderão atualizar para a nova versão na terça-feira, 9 de maio de 2023.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 113 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.