Firefox 112 já está disponível para download

E o Firefox 112 já está disponível para download antes do lançamento oficial. Confira as novidades e veja como instalar no Linux.

O Mozilla Firefox é o navegador padrão do Ubuntu e de outros sistemas Linux, e geralmente, a última versão do Firefox fica disponível como uma atualização de segurança em todas as versões suportadas das principais distribuições Linux, pouco depois de algumas horas do anúncio da Mozilla, para alegria de seus usuários.

Agora, o Firefox 112 já está disponível para download antes do lançamento oficial para as plataformas Linux, Android, macOS, iOS e Windows.

Firefox 112 já está disponível para download

Firefox 112 já está disponível para download
Firefox 112 já está disponível para download

Sim. O navegador Mozilla Firefox 112 já está disponível para download antes de seu lançamento oficial em 11 de abril de 2023.

O Firefox 112 é um lançamento bastante modesto e a maior mudança parece ser a capacidade dos usuários do Ubuntu Linux de importar os dados do navegador do navegador Chromium instalado como um pacote Snap.

O Chromium agora será listado como um navegador da Web compatível ao tentar importar dados do navegador usando o recurso Importar e fazer backup que você acessa em Favoritos > Gerenciar favoritos (Ctrl+Shift+O).

No entanto, a Mozilla diz que esse recurso atualmente funciona apenas quando o Firefox NÃO está instalado como um pacote Snap também, mas eles prometem corrigir esse problema o mais rápido possível porque o Ubuntu vem com o Firefox instalado como um pacote Snap, então esse recurso não será de qualquer utilidade para os usuários do Ubuntu.

Outra novidade no Firefox 112 é a capacidade de revelar senhas em campos de senha clicando com o botão direito do mouse no campo, a capacidade de fechar as guias no painel da lista de guias na barra de guias clicando com o botão do meio nos itens dessa lista, bem como a capacidade para restaurar a sessão anterior usando Ctrl+Shift+T se não houver mais guias fechadas para reabrir.

Esta versão também atualiza o botão “Limpar” no painel seletor de data para permitir que os usuários limpem rapidamente a entrada com o tipo “data” ou “data-hora-local” e fornece uma experiência familiar em navegadores e desativa a obsoleta U2F Javascript API por padrão .

Os usuários do Ubuntu terão que esperar que a nova versão do Firefox chegue como um pacote Snap em seus repositórios, e os usuários que dependem das atualizações OTA poderão atualizar para a nova versão na terça-feira, 11 de abril de 2023.

Como instalar o Firefox

Como dito antes, a Mozilla anunciará oficialmente o Firefox 112 nos próximos dias, mas se você quiser testá-lo em sua distribuição GNU/Linux, poderá baixar os binários para sistemas de 64 bits ou 32 bits, como bem como tarball fonte, agora do servidor FTP da Mozilla.

Se você instalou o Firefox a partir dos repositórios de software de sua distribuição Linux, terá que esperar um pouco mais para que a nova versão apareça lá, dependendo da rapidez com que os mantenedores de sua distro compilarão o navegador a partir das fontes, provavelmente no final desta semana.

Como de costume, você pode fazer o download da versão mais recente do Firefox no site oficial, mas, como sempre, recomendo que você atualize suas instalações dos repositórios de software estáveis ​​da sua distribuição favorita do Linux quando os pacotes do Firefox aparecerem.

Para instalar a versão estável do Firefox Flatpak, use esse tutorial:
Quer experimentar a versão Flatpak do Firefox? Veja como!

Já os usuários do Linux de distros que não suportam flatpak terão que esperar essa versão do Firefox chegar aos repositórios de software estáveis ​​de suas distribuições favoritas do Linux.

A nova versão estará no repositório oficial do Ubuntu e outras distros em breve. Até lá, quem quiser se adiantar (ou não), deve usar uma das opções abaixo.

Para instalar a versão mais recente do Firefox em qualquer distribuição Linux, use esse tutorial:
Firefox no Linux: veja como instalar manualmente

Você também pode instalar o programa usando esse outro tutorial:
Como instalar o navegador Firefox no Linux via Snap

Sobre o Edivaldo Brito

Edivaldo Brito é analista de sistemas, gestor de TI, blogueiro e também um grande fã de sistemas operacionais, banco de dados, software livre, redes, programação, dispositivos móveis e tudo mais que envolve tecnologia.